Rotina do professor: 5 dicas para otimizá-la fora da sala de aula | par

5 dicas para otimizar a rotina do professor fora da sala de aula

Por Amanda Viegas

23 de ago de 2018 Otimização do Tempo

Sabe-se bem que a rotina do professor é intensa. Entre aulas e provas, os professores precisam encontrar tempo para fazer o planejamento semanal, corrigir as atividades, participar de reuniões e investir em capacitação profissional e formação continuada.

Com tantas atribuições, é comum que esses profissionais fiquem sobrecarregados e que isso prejudique sua própriaprodutividade, fazendo com que as tarefas extraclasse se acumulem.

Dessa forma, boa parte dos professores acaba não tendo tempo para dedicar-se à família e para desfrutar de momentos de lazer e descanso, o que torna o dia a dia ainda mais estressante. Para evitar que isso aconteça, tão importante quanto organizar a rotina escolar é otimizar a vida fora da sala de aula. Continue lendo e veja como isso pode ser feito.


Planeje sua rotina

Tendo em vista a diversidade de tarefas que compõem a agenda de um professor (reuniões com pais, outros docentes ou diretores; aulas para alunos em níveis diferentes; correções de atividades avaliativas, etc.), é crucial que esse profissional planeje suas atividades com antecedência, anotando suas atribuições e fazendo um checklist de prioridades.

No caso das aulas, é importante elaborar um roteiro detalhado de cada uma e separar previamente o material didático que será utilizado durante a semana. Isso ajuda a evitar imprevistos.

Valorize momentos de descanso

Trabalhar incessantemente não é produtivo para nenhum tipo de profissão. O corpo e a mente precisam de descanso para que continuem funcionando de maneira eficiente, portanto, o professor deve separar um tempo para cuidar de si e aproveitar suas folgas ao máximo, além de evitar passar a noite em claro. No dia seguinte, esse comportamento pode levar a consequências significativas no rendimento do docente.

É relevante notar ainda que noites mal dormidas comprometem o estado de alerta, diminuem a concentração e ainda aumentam a irritabilidade, o que pode prejudicar bastante a ação do professor em sala de aula.

Escolha o ambiente certo para trabalhar em casa

O trabalho do professor não termina quando ele sai da escola. A maioria dos docentes leva consigo avaliações a serem corrigidas e aulas a serem planejadas em casa, e para que essas atividades sejam feitas da maneira mais eficaz possível, o professor deve contar com um espaço adequado para realizar tais tarefas.

O ideal é escolher um ambiente tranquilo e bem iluminado da casa, evitando distrações e circulação de pessoas. Ademais, é interessante educar os familiares para que não o disturbem nesse momento, já que, mesmo estando em casa, o professor ainda estará trabalhando.

Organize sua área de trabalho

Outra ideia que pode ajudar a melhorar o rendimento do docente fora de sala de aula, deixando-lhe mais tempo disponível para descansar, é manter sua área de trabalho o mais organizada possível, a fim de que não se percam anotações, papéis e até documentos importantes.

A produtividade do professorem casa também se beneficia quando itens como revistas, aparelhos eletrônicos e livros que não se relacionam ao seu trabalho permanecem guardados e fora de alcance no ambiente reservado para as atividades fora da sala de aula.

Use a tecnologia a seu favor

Cada professor deve aproveitar recursos que melhor se adequam à sua rotina, mas, de modo geral, as ferramentas tecnológicas podem ajudar a organizar o dia a dia, facilitar a avaliação dos alunos, contribuir para a preparação das aulas e servir como instrumentos eficientes de pesquisa.

A internet e as ferramentas digitais têm assumido um papel muito importante no auxílio da prática pedagógica e, nesse sentido, torna-se interessante utilizá-las até mesmo para melhorar a gestão do tempo.

Quer saber mais sobre como as ferramentas digitais podem ajudar na organização da rotina?

Baixe nosso infográfico:

5-dicas-para-otimizar-a-rotina-do-professor-fora-de-sala-de-aula-cta

Possui outra sugestão de como otimizar a rotina do professor? Comente!


Fale com um
especialista

Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.

Aceito receber um contato do especialista da par por Whatsapp