Por Amanda Viegas
3 de ago de 2018 Engajamento dos Alunos
Promover a participação dos alunos em sala de aula é um desafio para a maioria dos professores. É sonho de todo educador ter uma turma participativa, questionadora, curiosa e engajada. Isso porque muitos alunos são desengajados e não demonstram interesse nas aulas, além de a única participação ativa ser na conversa paralela com os colegas.
No entanto, ainda há aqueles professores que estão dispostos a movimentar as aulas, enriquecer a prática pedagógica e ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos cada vez mais ativa. Se esse é o seu caso, continue lendo o nosso artigo e descubra seis formas de garantir a participação dos estudantes.
Não existe nenhuma fórmula para que os alunos tenham mais participação em sala de aula. Mas, separamos seis dicas para que isso aconteça mais naturalmente. Confira:
Não espere que os alunos sejam questionadores se você mesmo, como professor, não levanta questões interessantes. Faça perguntas para a turma, lance polêmicas para que os estudantes reflitam e opinem. Deixe que eles explorem ao máximo suas ideias, expondo diferentes pontos de vista.
Dessa maneira, no lugar de limitar os alunos, o educador dá liberdade, sem se esquecer de sempre que preciso fazer considerações e interferências sensatas para mediar as discussões.
Dificilmente ocorre participação dos alunos em propostas pedagógicas de aulas que seguem sempre o mesmo padrão. O ideal é que o professor seja criativo, proponha trabalhos diferentes e permita que o humor se faça presente no contexto educacional.
Uma dose de irreverência e alegria é capaz de tornar o aprendizado mais divertido, leve e prazeroso, e, consequentemente, os alunos se sentirão mais motivados a participar.
Hoje em dia, a maioria dos estudantes está envolvida com as novas tecnologias e mídias sociais, o que pode ser um problema para o professor que não sabe usá-las a seu favor.
Por outro lado, a afinidade dos jovens com a tecnologia pode ser exatamente a ferramenta que faltava ao educador para dinamizar o ensino. Isso pode ser feito através do incentivo à utilização da internet e dos dispositivos móveis para fazer pesquisas, do esclarecimento de dúvidas pertinentes através de grupos de chat ou fóruns online, do uso de aplicativos que trazem atividades preparatórias para o ENEM, do compartilhamento de vídeos com mensagens interessantes e, ainda, aproveitando os recursos como computadores, e-books e lousas digitais.
Estender a aprendizagem para além das quatro paredes da sala de aula é excelente maneira de promover a participação de alunos tão envolvidos com as novas tecnologias.
Para manter a motivação dos alunos em alta, é interessante incentivar, apoiar e elogiar o bom desempenho frequentemente. Além de tornar o clima mais agradável e amigável, essas atitudes positivas vão induzir o aluno a participar mais ativamente das aulas, sem o típico medo de errar e ser reprimido ou a frustração de não ser reconhecido pelo esforço.
Outra forma de incentivar a participação da turma é desafiar os alunos a superarem os próprios limites. O tom de desafio sempre é estimulante e o educador pode usá-lo para potencializar o aprendizado.
É possível propor trabalhos aparentemente difíceis de serem executados, promover competições saudáveis e apostar na chamada educação “gamificada” — tendência que tem como base o aprendizado por meio de jogos e cujos resultados de aplicação estão se mostrando muito positivos em escolas públicas e privadas. Todos os desafios, rankings e premiações dos jogos podem ser aproveitados para aumentar o engajamento dos estudantes.
O pensamento de que aquilo que é aprendido na escola não será usado durante a vida prática é uma ideia muito comum entre os estudantes atualmente. Nesse contexto, visando dar relevância ao aprendizado e aumentar a participação da turma, o professor deve trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, aproveitando temas e situações atuais e usando a realidade dos próprios alunos para tornar as temáticas mais acessíveis e aplicáveis.
Além de estar promovendo uma maior participação dos alunos durante a aula, o professor também estará trabalhando as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela prevê que os alunos tenham a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no dia a dia. Quer saber mais sobre como implementar a Base? Baixe o nosso infográfico:
Conhece outras maneiras de promover a participação dos alunos durante a aula? Comente abaixo e compartilhe sua experiência!