Por Amanda Viegas
25 de maio de 2020 Escola e família
A comunicação da escola com as famílias se mostra fundamental para o desenvolvimento dos alunos. No contexto contemporâneo, com o COVID-19, esse relacionamento é ainda mais crucial para que a instituição consiga prosseguir com o regime remoto tendo a confiança dos pais e responsáveis.
Pensando nisso, a SOMOS Educação preparou uma live sobre a importância da comunicação escolar com as famílias em tempos de isolamento social. Neste post você vai conferir alguns pontos que foram destaques. Boa leitura!
A campanha da Somos Educação para apoiar o momento de crise, “Quando um mundo para, outros mundos nascem”, está relacionada com o trabalho em conjunto de todos os profissionais da educação em prol de um bem comum: dar continuidade ao ensino. A escola não é um edifício, não é feita de concreto e cimento. Na verdade, a escola é onde a educação está e ela se encontra dentro de cada um que participa do processo de ensino-aprendizagem.
No cenário atual, cada escola se encontra em um panorama distinto, no qual algumas já estão disponibilizando aula online, enquanto outras anteciparam as férias. Essa discrepância e falta de padrão, gera insegurança para os pais, que acabam comparando a realidade do seu filho com os filhos de amigos e parentes. Além disso, esse é um momento de dificuldades econômicas, sociais e na saúde pública e tudo isso contribui para uma preocupação generalizada nas famílias.
Devido ao contexto, se torna fundamental que as escolas acalmem os pais, responsáveis e alunos e para isso, a comunicação é essencial. Para que o ensino remoto emergencial funcione, existe uma série de medidas que a instituição precisa adotar, como por exemplo: o engajamento dos professores para passar uma segurança às famílias; o planejamento e organização juntamente com a equipe para realizar o trabalho remoto; a transmissão do valor da escola para a comunidade, pois a família está percebendo mais do que nunca o papel escolar na vida dos seus filhos que estão em casa em tempo integral.
Vale ressaltar que este momento vai mudar completamente o futuro, uma vez que o mundo passa a se readequar e inovar para suprir às necessidades atuais. A partir de agora, a escola se torna híbrida! O que deve acontecer na prática é a existência mútua do ensino presencial com o remoto, no qual, o primeiro se dá pelo desenvolvimento socioemocional, a socialização e o apoio da equipe escolar. Já a parte institucional, as práticas pedagógicas, avaliações e atividades, acontecerá à distância. Esse novo cenário é proporcionado através da tecnologia e transforma o contexto escolar. Para passar uma segurança aos pais e responsáveis, a comunicação é primordial.
O marketing educacional contempla todos os pontos de contato e comunicação da instituição de ensino com a comunidade escolar, desde as campanhas de matrículas até os eventos que visam aproximar as famílias. O marketing tem a funcionalidade de interligar diversas áreas da escola, tais como o pedagógico, o financeiro, o tecnológico e as pessoas. Contudo, mais do que nunca, o seu papel de integração é fundamental para o funcionamento do ensino remoto, já que “a única coisa que sabemos neste momento é que tudo vai ser diferente”.
No EAD, a comunicação e o relacionamento são as prioridades. Não é o momento de se pensar em como captar estudantes para os próximos anos, o foco precisa ser como se comunicar com as famílias agora. O contexto requer uma solidariedade a respeito do cenário mundial, onde é preciso ir além das práticas pedagógicas. A escola se torna, portanto, o apoio emocional, comportamental e social dessas famílias. Cabe a ela auxiliá-las com dicas de como lidar com tudo que está acontecendo, para se organizarem, serem proativas já que “as famílias estão sentindo a falta da escola como nunca sentiram e, por isso, a presença é fundamental”.
Essa comunicação tem que ir além de apenas recados e informativos, a escola precisa mostrar que se preocupa com as famílias. Para isso, a instituição pode repensar as suas políticas de negociação de dívidas para lidar com a inadimplência, estar aberta para ouvir os pais e compreender a situação de cada um. A parceria escola-família tem que ser percebida agora.
O mundo mudou e para isso a educação também precisa mudar. Surgem novas necessidades e as técnicas antigas não cabem em um mundo novo. Para isso, as práticas pedagógicas precisam ser repensadas para atender a essa nova realidade. A escola precisa comunicar muito bem sobre o funcionamento do regime remoto, além de estar presente nas redes sociais, mostrar empatia e se aproximar dos estudantes e suas famílias. A meta principal é humanizar esse relacionamento a distância com o planejemos certo para transmitir mensagens relevantes no tempo certo. Confira a seguir algumas dicas disponibilizadas no webinário da SOMOS Educação:
A comunicação é uma ferramenta muito importante na realidade escolar. No contexto atual de isolamento social, se comunicar com as famílias se torna ainda mais imprescindível. O papel da instituição agora vai além do pedagógico, é importante fornecer um apoio social, emocional e comportamental para os pais, responsáveis e alunos. Sendo assim, a relação família-escola se torna a base para que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo no sistema remoto.
Há inúmeras maneiras de promover essa aproximação da família no ambiente escolar, assim como, são diversos os seus benefícios para o desenvolvimento dos discentes. Pensando nisso, preparamos uma entrevista com o Raphael Dias, da Emme Marketing Educacional, para explicar mais acerca de como o marketing escolar pode contribuir para o relacionamento entre a instituição e as famílias. Baixe gratuitamente o material: