• Ciclo de Gestão

    do Ensino

  • Planejamento

    Desenvolvimento

  • Avaliação contínua

    Intervenção pedagógica

O Ciclo de Gestão do Ensino (CGE) é uma metodologia de gestão desenvolvida pensada especificamente para a realidade escolar. O CGE tem o objetivo de auxiliar as escolas a tirarem seus projetos do papel, visando à melhoria da qualidade pedagógica da instituição de ensino. 

O CGE é composto por 4 etapas: Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação Contínua e Intervenção Pedagógica.  

Começa com a etapa de Planejamento, em que a escola define os objetivos que deseja alcançar e estuda o cenário atual para levantar o que deve ser feito. Com base nisso, as tarefas do projeto são determinadas, assim como o responsável por cada ação e o prazo para que sejam finalizadas.  

Na etapa de Desenvolvimento, as atividades definidas na etapa de Planejamento são, de fato, colocadas em prática no dia a dia escolar. 

A etapa de Avaliação Contínua é o momento de analisar o andamento e o resultado das atividades colocadas em prática durante a etapa de Desenvolvimento. Os resultados obtidos nesta etapa são essenciais para a definição da necessidade de realização de alguma Intervenção Pedagógica. 

A finalidade da etapa de Intervenção Pedagógica é aplicar qualquer ação pontual que a etapa de Avaliação Contínua tenha apontado como necessária. Quando a etapa é finalizada, o ciclo deve ser reiniciado com base nos resultados alcançados. 

A experiência do Colégio Nossa Senhora do Resgate com o CGE 

A coordenadora do Colégio Nossa Senhora do Resgate, Célia, se diz extremamente satisfeita com o que a par ofereceO acompanhamento da assessoria pedagógica tem sido fundamental para a aplicação do Ciclo de Gestão do Ensino na escola. Cida, assessora que acompanha a escola diz que o Colégio Nossa Senhora do Resgate tem um relacionamento muito próximo e muito positivo com a par. 

A escola está aplicando o CGE e relata que é fundamental para o bom planejamento das ações que são necessárias ao atingimento dos objetivos da instituição. Os Simulados ENEM e o Plurall são essenciais para a etapa de Avaliação Contínua.  

Plurall 

Plurall é uma plataforma digital de estudos e ensino. Utiliza a tecnologia para apoiar a rotina de estudos e incentiva a autonomia e o protagonismo do aluno. No Plurall, os estudantes conseguem acessar o livro didático em sua versão digital, além de poderem tirar dúvidas em relação ao conteúdo do material por meio da tutoria online. 

Além disso, o Plurall conta com um banco de questões dos principais vestibulares do Brasil. Para criar atividades para que os alunos respondam, os professores podem utilizar as questões presentes no banco ou criar as próprias atividades.  

As atividades realizadas por meio da plataforma geram dados sobre o desempenho dos alunos, o que é fundamental para que a escola consiga planejar intervenções pedagógicas e corrigir eventuais lacunas no processo de aprendizado. 

Simulados ENEM 

Parte importante da etapa de Avaliação Contínua do Ciclo de Gestão do Ensino, os Simulados ENEM realizados pelas escolas parceiras da par são elaborados seguindo as mesmas diretrizes de elaboração do Exame oficial. O ENEM conta com uma matriz de competências e habilidades que guia a construção da avaliação. Todas as competências e habilidades descritas na Matriz de Referência do ENEM estão presentes em pelo menos uma questão da prova. 

Os Simulados ENEM da par são elaborados da mesma maneira. Além disso, apresentam relatórios detalhados sobre o desempenho dos alunos, que demonstram o desenvolvimento das competências presentes na avaliação. A partir desses dados, a escola consegue propor intervenções pedagógicas e desenvolver as habilidades que os estudantes ainda não dominam. 

Expectativas para o próximo ano 

Segundo Célia, coordenadora do Colégio Nossa Senhora do Resgate: 

“Em 2020, eu tenho certeza que o trabalho dos professores com o Plurall será mais sólido. Mas tem professores que já criam atividades, que exploram a plataforma. O ano de 2019 foi um ano de criação do hábito nos professores de uso da tecnologia”. 

O Ciclo de Gestão do Ensino está sendo fundamental para o planejamento da escola para 2020. Célia conta, ainda, que a par auxiliou muito no processo de construção do novo Projeto Político Pedagógico da escola. 

Cida, assessora pedagógica que acompanha a escola, confirma as expectativas da escola para um ano de 2020 de maior organização, aproveitando todos os benefícios que a par tem a oferecer para a escola. 

Conclusão 

O Ciclo de Gestão do Ensino é um modelo de gestão criado para ajudar a escola a alcançar seus objetivos. Composto por quatro etapas — Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação Contínua e Intervenção Pedagógica —, ele auxilia a escola a definir quais ações deverão ser tomadas para impulsionar o desenvolvimento dos alunos e da instituição. 

O Colégio Nossa Senhora do Resgate aplica o CGE e vê muitos benefícios dele para a rotina escolar. Além disso, a relação da escola com o Plurall e a tecnologia está cada dia mais sólida, com grandes expectativas para o ano de 2020.