• Autoavaliação possibilita

    o crescimento

  • Formação Contínua

    aproxima a equipe

  • Desempenho escolar

    é melhorado

O PROFS é um programa de Formação de Professores por meio de uma plataforma de cursos online para o desenvolvimento contínuo. O objetivo é aumentar a capacitação dos docentes de modo que eles consigam gerenciar aulas e construir conhecimento seguindo as tendências educacionais. ­

O programa é composto por vários cursos de competências e habilidades necessárias para lecionar, tais como: oratória, preparação de aula, diagnóstico de desempenho dos alunos, manuseio da tecnologia na sala de aula, entre outros. O PROFS auxilia a escola tanto na questão da formação continuada quando na otimização geral do processo de ensino-aprendizagem.

Continue a leitura para entender mais acerca da importância da formação continuada, do microteaching e também conhecer duas instituições de ensino que implementaram o PROFS e o que elas têm a dizer sobre o programa.

Conheça a seguir o caso de sucesso do Colégio Universo e do Instituto Girassol!

A formação continuada e microteaching

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que visa a nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil, tem colocado a formação continuada como condição essencial nas instituições. O objetivo é manter os professores atualizados quanto às tendências educacionais e novas metodologias, a fim de entregar o melhor aprendizado para os alunos.

O papel do educador contemporâneo é se manter atualizado para acompanhar e orientar os alunos na construção de conhecimentos. Os alunos se tornam mais autônomos e protagonistas do próprio processo de aprendizado, sobretudo, devido a facilidade no acesso às novas informações.

Além de contribuir com a nova função do professor, a formação continuada traz vários outros benefícios, como:

  • Maior engajamento dos alunos durante a aula;
  • Criação de didáticas dinâmicas;
  • Maior facilidade em detectar possíveis dificuldades dos alunos;
  • Mais motivação e conexão entre o professor e o aluno.

O microteaching é um método utilizado dentro da formação continuada em que parte da aula do professor é filmada e analisada por um especialista da área da educação. A intenção é fazer uma avaliação das estratégias e metodologias utilizadas pelo docente no dia a dia escolar e, em seguida, oferecer dicas de como ele pode utilizá-las.

Comportamentos e hábitos, como expressão corporal, oratória e uso de quadro ou lousa, também são observados. As principais vantagens desse tipo de metodologia são a viabilidade, já que as aulas podem ser gravadas e enviadas do próprio celular, e a possibilidade de o educador fazer uma autoavaliação para crescer como profissional.

Colégio Universo

O Colégio Universo, em Fortaleza, é uma escola que adota o PROFS. A assessora pedagógica do Colégio, Claudete Almeida, foi a primeira colaboradora a se pronunciar sobre as expectativas e os resultados após a adoção do programa. De acordo com ela, a expectativa da escola era muito alta no primeiro momento, principalmente devido à variedade de temas oferecidos.

Segundo seu relato, toda a equipe ficou animada para conhecer o material, conferir como eram os feedbacks dos tutores e tirar o máximo de dúvidas possível  sobre os cursos. Por ser um programa a distância, a escola ofereceu total autonomia para que os docentes realizassem a formação onde e quando quisessem.

Os professores me contavam que estava muito bom. Eles faziam no final de semana e, quando tinham dúvidas, me ligavam. – Claudete Almeida, assessora pedagógica do Colégio Universo.

A flexibilidade possibilitou que educadores, como uma professora de Juazeiro do Norte, optassem por fazer os cursos no final de semana, por acreditarem na importância da formação continuada para o crescimento profissional.

Para a coordenadora Rosemary Pontes, os professores precisam manter uma formação contínua para se aproximarem cada vez mais dos alunos. De acordo com ela, o docente tem que se adaptar à nova realidade educacional, se tornando um orientador e impulsionando o protagonismo dos estudantes.

O programa serviu para mostrar ao professor que, em determinados momentos, sua forma de ensino pode não ser adequada ou suficiente. Portanto, é importante desenvolver novas habilidades e metodologias pensadas para o novo perfil do aluno.

Rosemary elogiou principalmente o módulo sobre tecnologia em sala de aula, disponível na plataforma online de cursos. A partir da implementação do método microteaching, vários professores começaram a experimentar múltiplas estratégias pedagógicas.

O curso é tão interessante que manda inclusive o professor fazer um vídeo da sua própria aula, para ele se ver lecionando, refletir sobre aquela prática e se colocar no lugar do aluno. – Rosemary Pontes, coordenadora do Colégio

O desenvolvimento dos educadores é medido constantemente na escola. A coordenadora ressaltou que os resultados são vistos no dia a dia da prática do docente. Dessa forma, é importante manter a formação constante para conquistar todos os benefícios do PROFS.

Instituto Girassol

O Instituto Girassol, localizado no Rio Grande do Sul,  começou a trabalhar com o PROFS no primeiro semestre de 2019 e, desde então, toda a equipe tem se mostrado engajada na troca de experiências e na atualização constante para continuar levando novidades para a sala de aula.

O PROFS ajudou os docentes a repensarem a forma de ensino. A partir do uso de inovações tecnológicas, os professores conseguiram estreitar suas relações com os alunos e melhorar o desempenho escolar.

O curso Novas Tecnologias Digitais trouxe uma análise sobre como utilizar essas mídias em sala de aula, além de enriquecer a prática com vários recursos digitais. – Nayara Scapini, professora do Instituto Girassol

No geral, o programa trouxe excelentes ganhos para a instituição. A formação complementar orientada não só foi importante para aperfeiçoar ao trabalho realizado na escola, mas também para organizar a rotina. Para acompanhar a evolução dos professores, a escola realiza pré-conselhos com os alunos e autoavaliações com os profissionais.

O Curso PROFS veio a acrescentar e polir o trabalho realizado há alguns anos no Instituto. Foi de grande ajuda, principalmente na reflexão sobre a importância de todas as rotinas, que devem ser sempre organizadas e planejadas. – Marilia Raber, coordenadora pedagógica

Conclusão

A tendência é que a formação continuada se expanda cada dia mais no cenário educacional, potencializando as habilidades e competências dos professores. Colaborando com esse objetivo, o PROFS, enquanto programa a distância, oferece às escolas uma forma prática e flexível de preparar o corpo docente para o melhor aprendizado dos alunos.

Tanto o Colégio Universo quanto o Instituto Girassol implementaram o PROFS e perceberam muitos benefícios tanto na questão da formação continuada quanto na rotina de toda a escola e em relação à melhora das práticas pedagógicas.