Por Amanda Viegas
5 de set de 2018 Tecnologia da Educação
A realidade da sala de aula mudou muito na última década. O advento da internet e a popularização de aparelhos digitais trouxe um novo contexto para professores e gestores escolares, já que os alunos passaram a trazer a tecnologia para o cotidiano escolar. A escola, por sua vez, não pode virar as costas para essa nova realidade, mas deve incorporar a tecnologia educacional nas práticas pedagógicas. O compartilhamento de saberes se tornou mais abrangente e capaz de atingir dimensões antes não pensadas.
Durante esses anos, o desenvolvimento de soluções tecnológicas educacionais tem se mostrado extremamente eficiente no apoio à gestão escolar e ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, os educadores precisam buscar informações e conhecimento.
Nesse artigo falaremos mais sobre como a tecnologia educacional pode ajudar na gestão de uma escola. Confira!
Os alunos de hoje são nativos digitais, pois já nasceram em uma realidade imersa em tecnologia que os acompanha em todas as esferas da vida. Sendo a escola parte importante do processo de crescimento, levar em consideração o uso dessas ferramentas na aprendizagem é trazer para a sala de aula o contexto de vida desses estudantes.
Os educadores, que buscam diariamente uma prática pedagógica contextualizada em relação à realidade dos alunos, encontram na tecnologia educacional uma interface entre o aprendizado e a vida.
Alguns educadores podem pensar que a ascensão de ferramentas tecnológicas substitui os profissionais. Porém, isso não é verdade. Mesmo proporcionando autonomia na aprendizagem para os alunos, a escola continuará precisando de educadores e gestores capazes de refletir a educação e as melhores formas de utilizar esses novos instrumentos.
A tecnologia educacional, por outro lado, facilita a mensuração de resultados, a compilação de informações e a transmissão de conhecimento, enriquecendo as estratégias pedagógicas.
Um dos grandes desafios das escolas atuais é promover uma gestão eficiente, que otimize os recursos financeiros e aprimore os serviços, em nome de uma educação de qualidade. A tecnologia educacional surge como possibilidade de aumentar a velocidade das decisões, de aperfeiçoar a qualidade das informações e de mensurar de forma mais assertiva os processos pedagógicos.
Isso fará com que o gestor tenha acesso a todos os dados necessários para gerir uma escola com eficiência.
Dentre os recursos mais utilizados estão os softwares e aplicativos que trazem uma gama completa de informações, além de ferramentas pedagógicas e de gestão. As tecnologias relacionadas à gestão buscam auxiliar no planejamento escolar e no acompanhamento da qualidade dos serviços.
Para acompanhar essa evolução constante e promover uma educação conectada, de qualidade, sensível às particularidades e às diversidades do mundo, tolerante e capaz de compartilhar saberes, é importante que a escola permaneça atualizada e busque inovar em seu dia a dia. Além disso, é fundamental que esse esforço seja previsto desde o planejamento escolar, para que de fato as inovações e melhorias cheguem de forma efetiva à sala de aula.
Quer saber mais sobre planejamento escolar? Baixe nosso e-book:
Conhece outras maneiras como a tecnologia educacional pode ajudar na gestão da escolar? Compartilhe sua opinião nos comentários!