Por Amanda Viegas
20 de ago de 2018 Engajamento dos Alunos
Aproximar os pais da realidade escolar do aluno é um desafio para os educadores. Isso porque para muitos pais o processo de ensinar é de total obrigação da escola e qualquer elogio ou crítica deve ser responsabilidade apenas dos profissionais da educação. Entretanto, esse engano acaba por ser mais nocivo, justamente, ao aprendizado. Afinal, a educação deve ser um compromisso que envolve tanto os pais quanto a instituição de ensino.
Não por acaso foi criada a ideia da comunidade escolar, que abrange, de professores, diretores, funcionários e alunos, os próprios pais e responsáveis pelos estudantes. Estes precisam ser atraídos para se engajar de maneira ativa no processo de aprendizado de seus filhos, e não apenas convocados para reuniões anuais das quais, muitas vezes, não participam.
Mas como tornar essa relação mais rica e fazer os pais se interessarem pela vida escolar de seus filhos? Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o assunto!
A necessidade de ter a família do aluno envolvida com os assuntos educacionais não é novidade. No entanto, muitos professores, coordenadores e diretores não sabem por onde começar. Confira a seguir três formas simples de fazer os pais se engajarem com a realidade escolar de seus filhos:
O conceito de comunidade escolar envolve uma ação conjunta de todos os seus participantes, que devem atuar como uma equipe cuja meta é a educação dos estudantes. Por isso, uma boa forma de aproximar a família da realidade escolar do aluno é criando uma comunicação harmoniosa desde o início.
Para tal, é interessante que os encontros entre pais e educadores sejam feitos de forma regular e que sejam planejados de modo a realmente informar os responsáveis pelos estudantes sobre a proposta de ensino da escola, além de criar um espaço para ouvir o que os pais têm a dizer.
A escola deve se preocupar em saber quais são os interesses dos pais, isto é, o que desejam que seus filhos sejam e aprendam. Isso pode ser feito por reuniões presenciais ou, de maneira mais prática — e, por isso, mais certa de contar com a participação dos responsáveis —, por meio de uma comunicação online. O importante é que se estabeleça um diálogo constante entre os educadores e a família do aluno.
Caso alguns responsáveis não compareçam, é interessante fazer um convite direcionado para o próximo encontro e manter uma comunicação constante por e-mail ou telefone. A partir do momento em que os pais notarem o interesse da escola e se perceberem como sujeitos importantes no processo de aprendizado de seus filhos, certamente se tornarão mais engajados.
A participação dos pais é fundamental para o sucesso do processo do aprendizado das crianças e adolescentes. O papel dos responsáveis no ensino dos filhos deve funcionar de forma complementar ao da escola, promovendo tanto os valores e atitudes inerentes à boa convivência social quanto aqueles particulares a cada família.
Os professores também podem estimular a participação dos pais através das atividades e deveres de casa passados aos alunos. Eventualmente, as tarefas podem demandar algum tipo de interação entre o estudante e seu responsável, a fim de a convocar pai, mãe ou outro familiar e a tornar o exercício interessante para todos.
Dessa forma, a atuação conjunta, que tem como centro o aluno, pode atingir o seu objetivo: educar da melhor forma possível, o que deixa claro o quanto o desenvolvimento dos estudantes é essencial. Pensando nisso, preparamos um guia completo para o desenvolvimento dos alunos, que você pode obter baixando gratuitamente o e-book:
Você sabe de outras maneiras de aproximar os pais da realidade escolar dos alunos? Deixe o seu comentário abaixo e contribua para a discussão sobre o tema!