Por Amanda Viegas
20 de set de 2018 Bem-estar do professor
Progredir na carreira de professor não é fácil - afinal, são vários os desafios enfrentados diariamente. Trabalha-se muito, é preciso aproveitar o pouco tempo livre para estudar, além de ser necessário se atentar às novas necessidades do mercado. Sendo assim, é importante se manter atualizado em relação a títulos, especializações, conhecimentos técnicos e muito mais.
Mas então quais seriam as melhores estratégias para crescer nessa carreira? Como ser um profissional bem-sucedido na docência? Confira!
Para crescer na carreira de professor, é preciso saber gerenciar o tempo dedicado ao trabalho e as atividades que contribuem para seu futuro profissional. Isso significa, por exemplo, separar um tempo para frequentar cursos de atualização e pós-graduação, estudar idiomas estrangeiros e ler notícias e jornais. O professor que se dedica única e exclusivamente à atividade que exerce atualmente corre sérios riscos de ficar defasado em relação aos avanços do mercado e de sua área.
A educação é o melhor tipo de incentivo que sua carreira de professor pode receber. A principal forma de alavancar o currículo nesse quesito é por meio de cursos de pós-graduação e formação continuada. Lembrando que cursos de especialização normalmente são mais curtos e voltados para aspectos mais técnicos da profissão (como metodologia de ensino, por exemplo). Já o mestrado e o doutorado podem durar entre 3 e 5 anos, com aprofundamento teórico em pesquisas e discussões acadêmicas.
Não são apenas os alunos que se beneficiam do estudo de línguas estrangeiras em seu dia a dia. Essa é uma habilidade extremamente importante para o avanço profissional de professores também! Isso porque saber uma língua estrangeira significa, dentre outras coisas, ter acesso a um vasto número de artigos, notícias, exercícios e materiais internacionais. É possível encontrar recursos didáticos nos mais diferentes idiomas na internet.
Seja por meio de incentivos governamentais ou de programas da iniciativa privada, existem vários canais de oportunidades para docentes aprimorarem suas habilidades, realizarem cursos no exterior, cursarem especializações e obterem financiamento para suas pesquisas, dentre outras vantagens. Para aproveitar esses tipos de oportunidades, é importante acompanhar sites de agências de fomento, como Capes e CNPq, bem como do Ministério da Educação, agências estaduais e assim por diante. Os canais institucionais de notícias desses órgãos sempre publicam editais e outras chamadas interessantes, que podem servir para alavancar seu sucesso profissional.
Independentemente das disciplinas que você leciona e do grau escolar de seus alunos, há diversas maneiras de acompanhar as novidades da área. Muitos portais online são excelentes fontes de informação sobre conteúdos escolares, pesquisas, notícias, atualidades, processos seletivos e abertura de inscrições para cursos (sejam virtuais ou presenciais).
Quer saber mais sobre a importância da formação continuada para se manter atualizado e para crescer na carreira? Assista ao vídeo que produzimos sobre a sua relação com o planejamento escolar:
Como sua escola incentiva o desenvolvimento profissional do corpo docente? Comente abaixo!