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    Como inserir a literatura no processo pedagógico?

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    Por Amanda Viegas

    10 de dez de 2018 Escola

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    Muitas crianças costumam se entreter ao folhear livros, ver as imagens e até imitar o tom de voz usado pelos adultos ao contar histórias. Isso mostra que a importância da literatura não se resume ao desenvolvimento cognitivo que ela proporciona.

    Neste artigo, vamos falar sobre como a literatura contribui para o processo pedagógico, fazendo parte da jornada de aprendizagem do aluno e até mesmo de sua formação pessoal. Além disso, o texto irá apresentar como o educador pode inserir a literatura em sua prática de sala de aula. Confira!


    A importância da literatura na aprendizagem e desenvolvimento

    A literatura combina perfeitamente encantamento e construção do conhecimento. Por meio dela, forma-se uma ligação lúdica com a imaginação e com os símbolos subjetivos.

    Dessa forma, ela se torna uma ferramenta fundamental para o processo pedagógico. O contato com os livros, mesmo antes da alfabetização, facilita a apropriação da escrita e dos signos da cultura sistematizada. Ela também suaviza aprendizados que seriam áridos se não fossem intermediados por esse instrumento.

    A literatura desempenha um papel essencial para a formação do ser humano. Segundo Antônio Cândido que foi um sociólogo, crítico literário e professor universitário brasileiro, “Os livros nos humanizam à medida que nos apresentam os mais variados mundos e nos fazem interagir com eles”. Em um mundo globalizado, mas no qual as crianças vivenciam experiências cada vez mais uniformizadas, isso é fundamental. A literatura torna possível conhecer realidades completamente diferentes e aprender a respeitá-las.

    A literatura permite que se estabeleça um diálogo entre a realidade e a fantasia. O aluno conhece personagens fictícios que vivem aventuras maravilhosas, mas pautadas por reações e emoções humanas. Além disso, a história dos personagens desperta nele as mesmas sensações, estabelecendo as bases para a formação de um ser humano empático e solidário.

    Os livros também têm a capacidade de ensinar as crianças a identificar conflitos e a lidar com eles. Elas estabelecem relações entre os fatos fictícios e os vivenciados e descobrem alternativas para a solução.

    Nos personagens, as crianças veem projeções de si mesmas e de seus colegas, pais, cuidadores ou mesmo outras pessoas de sua convivência. Mesmo que não façam isso de forma consciente, elas passam a entender melhor o outro e, quando estimuladas à reflexão, desenvolvem competências socioemocionais importantes.

    Como inserir a literatura no processo pedagógico

    Destacada a importância da literatura, vamos falar sobre alguns princípios que tornam seu uso na sala de aula eficaz, fazendo dela uma aliada no processo pedagógico. Veja quais são eles.

    1. Início precoce

    Uma criança não precisa ser alfabetizada para começar a ter contato com a literatura. Ela pode desfrutar dessa experiência por meio de um adulto que leia em voz alta ou pela simples interação com o livro, que a faz imaginar histórias a partir das imagens.

    2. Valorização da experiência leitora

    Na verdade, esse tipo de experiência deveria começar mesmo antes de a criança frequentar uma escola. O ideal é que ela se inicie na família, com o acesso à literatura de qualidade por meio de pais e cuidadores. A extensão dessa experiência, e não o seu início, é o real papel da escola. Nesse ambiente, a criança encontraria o mesmo "acolhimento literário" por parte de professores e colegas.

    Isso significa que, nesse novo cenário, a criança se aproximaria ainda mais da cultura escrita. Primeiro, isso aconteceria a partir de comportamentos leitores, como as ações de ir à biblioteca e selecionar livros ou periódicos que despertem interesse ou por meio de tablets, acessando e-books, por exemplo.

    A seguir, a criança começaria a conhecer os símbolos da escrita, a decifrá-los e a compartilhar suas experiências de leitura. Só então, ao final desse processo, teríamos um leitor proficiente, preparado para utilizar essa ferramenta com inúmeras finalidades.

    3. Ações intencionais

    É essencial que as ações didáticas sejam profissionais e intencionais. Quando o educador se propõe a usar a literatura em sala de aula, é preciso que tenha em mente os objetivos que deseja alcançar com aquela atividade.

    A partir daí, é importante adequar as propostas didáticas à idade e ao segmento dos alunos. Isso permitirá que o professor planeje formas atrativas e envolventes para engajar os estudantes em seu projeto.

    4. Ênfase na construção de significado

    A leitura vai muito além da capacidade de decifrar um código. É necessário que o leitor consiga atribuir sentido ao que está escrito, em um processo que pode levar a resultados totalmente particulares. A verdadeira leitura é aquela em que o leitor consegue dialogar com o texto. Ali estão as palavras, que são a matéria-prima da escrita. Porém, seu significado dependerá também da bagagem que ele carrega consigo.

    Esse tipo de leitura permite que o leitor traga seus conhecimentos prévios e seu repertório. Com esses elementos, ele encontra o contexto apresentado pelo autor, sua intenção e a intertextualidade. A combinação de todos esses fatores produz um significado único.

    5. Transformação do texto

    Uma prática que pode ser realizada pelos docentes é mostrar que a literatura pode ganhar vida de diversas maneiras. Isso acontece quando um livro é adaptado para o cinema, por exemplo. Portanto, essa alternativa também pode ser explorada.

    Além disso, é possível transformar uma obra literária de diversas formas. Trechos da história podem se tornar matérias de jornais escritos ou "televisionados". Outras opções são incentivar os estudantes a pesquisarem fatos atuais semelhantes às situações vividas pelo personagem ou a transformarem notícias em textos literários.

    Na sociedade tecnológica atual, a presença das redes sociais pode se tornar aliada nesse processo. Construir perfis para os personagens principais, com uma descrição e publicações compatíveis com a personalidade deles é uma atividade interessante.

    As opções de transformações são muitas. Embora algumas ideias sejam viáveis para determinadas faixas etárias e não para outras, elas podem inspirar o educador a pensar em alternativas interessantes para seu grupo de alunos.​

    6. Oportunidade de compartilhamento

    Os seres humanos gostam de compartilhar suas vivências. Empolgam-se para contar os acontecimentos de uma viagem, um passeio surpreendente ou mesmo um evento inusitado que aconteceu no dia.

    Para que as crianças e o jovens tenham essa mesma empolgação com a literatura, é importante mostrar a elas que vale a pena compartilhar as descobertas proporcionadas pela leitura.

    O que pode ser feito é propor que os estudantes contem as histórias lidas aos seus colegas, representem as aventuras  de diversas formas e, dependendo da faixa etária, realizem atividades de transformação. A valorização da experiência é uma das principais formas de estimular o hábito e despertar o encanto.

    Conclusão

    A literatura, além de motivar a apropriação do sistema de escrita, proporciona conhecimentos e, principalmente, ajuda o ser humano a compreender melhor a si mesmo, as outras pessoas e o mundo que o cerca.

    Por todas essas razões, usar a literatura aliada ao processo pedagógico deve ser um compromisso do educador. Com planejamento e dedicação, é possível fascinar os alunos e transformá-los em leitores.

    A literatura contribui para a formação de pessoas mais empáticas e que respeitam as diferenças e colabora até mesmo com o trabalho das competências socioemocionais. Dessa forma, ao desenvolver o socioemocional dos alunos, a escola consegue lidar com problemas relacionados ao preconceito e bullying, por exemplo. Preparamos um e-book para explicar melhor como o trabalho socioemocional pode auxiliar a escola no combate ao bullying, confira:

    como-inserir-a-literatura-no-processo-pedagogico

     

    Em qual outro aspecto a literatura auxilia o processo pedagógico na sua escola? Comente abaixo!

     

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