Como o professor deve determinar o equilíbrio entre o estudo e lazer?
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    Home > Blog > Engajamento dos Alunos > Como o professor deve determinar o equilíbrio entre o estudo e lazer?

    Por Amanda Viegas

    14 de set de 2018 Engajamento dos Alunos

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    Todo professor já se deparou pelo menos uma vez, ao longo da sua trajetória acadêmica ou profissional, com alguma situação que comprove — na prática — que o lazer e a descontração podem ser verdadeiros aliados do processo ensino-aprendizagem.

    Mesmo que esteja claro que estudar requer atenção, concentração e, em muitos casos, silêncio, inúmeras pesquisas já foram realizadas para mostrar que, depois de um período de relaxamento e divertimento, os alunos ficam mais propensos a aprender, captam e aprofundam conteúdos com mais facilidade e se mostram mais aptos a resolver questões de naturezas diversas.

    O estado de relaxamento decorrente de atividades lúdicas, de brincadeiras e de jogos contribui muito para o sucesso de todo estudante. Mas como determinar o equilíbrio entre o estudo e o lazer?


     

    Como motivar a concentração dos alunos durante as aulas

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as novas tecnologias, as redes sociais e a agilidade das ferramentas digitais não são a causa da falta de atenção e do desinteresse dos estudantes pelas aulas. Ainda assim, os tempos mudaram e é preciso que os educadores tenham em mente que é preciso se adequar a elas para promover maior participação e engajamento.

    Alunos querem práticas cada vez mais dinâmicas, querem ver em tempo real os exemplos, querem discutir e dialogar. Eles querem mostrar que também são produtores de conhecimento e que possuem habilidades para levantar informações sobre praticamente qualquer assunto.

    A concentração em sala de aula não é estimulada por uma lista de proibições — não pode celular, não pode internet, entre outros. Ela é estimulada quando se dá autonomia ao aluno e quando se mostra que as suas escolhas resultam em consequências.

    Nesse contexto, a saída é tratar os alunos como seres capazes de distinguir o certo do errado, o oportuno do inoportuno, mostrando de forma clara e objetiva quais são os limites a que todos estão sujeitos. Um comportamento adequado e alunos atentos devem ser conquistas, não imposições.

    Como criar aulas interessantes

    Com alunos mais atentos é possível propor aulas mais interativas e atrativas, e o uso da tecnologia pode ajudar muito. Os norteadores responsáveis por deixar a lição mais interessante estão ligados a três elementos: dinamismo, imagens e troca.

    Se o educador exemplifica com imagens reais um tópico que está sendo ensinado e logo depois abre para perguntas ou debates, está unindo esses três pilares. Não é necessário manter nessa ordem e nem sempre todos os três fatores precisam aparecer juntos. Contudo, estar atento à presença de pelo menos um deles em seu plano de aula é fundamental.

    Algumas sugestões práticas incluem:

    • Solicitar data show para mostrar apresentações dinâmicas em tempo real;
    • Pesquisar e aprender sobre aplicativos e ferramentas digitais que podem estimular a gamificação no processo didático;
    • Usar imagens para ilustrar suas falas ou pedir que seus alunos pesquisem em seus próprios computadores ou celulares (ou nos computadores da escola);
    • Promover debates e trabalhos em grupo.

    Como aliar lazer e estudos

    Para que o interesse nas aulas se mantenha firme, o professor precisa, ainda, orientar os alunos a relaxar diariamente em suas horas fora da escola.

    Estimular atividades como exercícios físicos regulares, passeios ao ar livre e até os adorados jogos de videogame pode ajudar o aluno nos estudos. Uma ideia interessante é elaborar um cronograma (em uma planilha, por exemplo) e pedir que os alunos marquem as áreas correspondentes ao tempo que eles têm livre. Depois, pedir para que cada um eleja pelo menos uma hora diária para o lazer e que descreva qual atividade será praticada em cada dia.

    Determinar o equilíbrio entre o estudo e o lazer, é uma questão estratégica importante para a saúde não apenas dos alunos, como também da escola como um todo. Experimente essas práticas em sala de aula e aproveite para descobrir formas de otimizar o seu tempo fora da escola, afinal, o professor também precisa da sua hora diária de lazer.

    Felizmente, existem ferramentas digitais que ajudam os educadores a gerir melhor o tempo. Quer saber quais? Baixe o nosso infográfico gratuitamente:

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