Por Amanda Viegas
4 de set de 2018 Gestão Escolar
Empresas de todos os segmentos há algum tempo vêm mapeando o cenário no qual estão inseridas a fim de conhecê-lo melhor e identificar suas tendências. Embora o setor educacional ser distinto dos outros, também é possível tirar proveito dessa estratégia. Para isso, é necessário estabelecer e acompanhar alguns indicadores.
Este artigo tem como objetivo te ajudar a entender como o uso de indicadores pode ajudar a sua escola. Continue lendo!
Os indicadores são utilizados para medir os resultados de determinada instituição. Comumente são usados para averiguar se alguma meta da empresa foi alcançada, como fluxo de entrada e saída de capital, ou mesmo para comparar dois períodos determinados.
Considerando o setor educacional, esses indicadores devem ser pensados de forma diferente, indo muito além do fluxo de caixa. Afinal, as escolas lidam com a formação e o desenvolvimento de crianças e jovens.
Nesse contexto, é possível utilizar indicadores de desempenho, que vão ajudar a escola a acompanhar a evolução dos estudantes. Para isso, primeiramente a gestão escolar precisa decidir quais são os indicadores mais importantes a serem acompanhados.
O ideal é que uma estratégia seja traçada com base nos objetivos da escola. Sendo assim, se a escola pretende melhorar o desempenho dos alunos em determinada área do conhecimento os indicadores escolhidos serão diferentes de uma instituição que pretende fazer um trabalho específico para desenvolvimento de habilidades. Uma vez que os indicadores adequados são escolhidos, é necessário criar um planejamento para que aconteçam avaliações e intervenções pedagógicas assertivas.
O trabalho dos professores e alunos pode ser melhorado cada vez mais por meio da mensuração de resultados e principalmente do acompanhamento dos indicadores. Para isso, é fundamental que objetivos realistas sejam claramente estabelecidos a partir de uma análise racional do cenário e do contexto da instituição. Uma boa estratégia é propor perguntas como:
Como dito anteriormente, o primeiro passo de utilizar os indicadores para a ajudar a escola se trata de definir um objetivo específico.
Suponha-se que o desempenho dos alunos em algumas áreas do conhecimento tem sido baixo nos últimos anos, o que leva a uma alta taxa de recuperação. Pensando nisso, o gestor escolar deve refletir quais os indicadores essenciais a serem avaliados nessa situação, como os resultados em provas bimestrais ou mesmo em simulados ao longo do semestre.
A partir de uma análise crítica dos resultados é possível descobrir quais as principais dificuldades dos estudantes que estão acarretando em recuperações bimestrais ou no final do ano. O ideal é que os indicadores sejam base para tomar ações imediatas para que o resultado possa ser acompanhado ao longo do ano letivo
A necessidade de desenvolvimento identificada nos alunos deve ser comprovada pelos indicadores mais apropriados. Essas informações devem ser levadas em consideração para a elaboração de estratégias e intervenções pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento dos estudantes. Por exemplo, poderiam-se indicar aulas extracurriculares ou monitorias para reforçar assuntos passados, oferecer cursos de extensão para os docentes continuarem se especializando ou mesmo repensar o método de ensino proposto para determinada disciplina.
Está claro que a escola deve escolher indicadores que a ajudem a acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos alunos. No entanto, tanto os indicadores escolhidos quanto o seu acompanhamento devem estar alinhados ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e à identidade da instituição.
Assim, é essencial que tanto os gestores educacionais quanto os professores se habituem a essa forma de orientar seu trabalho, pois não adianta determinar indicadores se os atores envolvidos não os utilizarem.
Isso significa que o uso de indicadores vem dar ainda mais poder aos professores, fornecendo a eles as ferramentas para adaptar seu plano de ensino de acordo com a realidade da turma específica, e não mais como um método rígido que não leva em consideração a realidade dos alunos.
Os diretores e coordenadores, por sua vez, podem apoiar estudantes e professores desenvolvendo programas focados nas dificuldades específicas de seus alunos e corrigindo planejamentos de longo prazo que não estejam apresentando os resultados adequados.
O tempo se torna crucial quando se considera a ideia de que o acompanhamento deve ser feito de forma contínua. Assim, é fundamental que as informações específicas de cada turma ao longo do ano sejam analisadas em tempo hábil, para que elas possam se tornar ações concretas para a melhoria do desempenho.
O Ciclo de Gestão de Ensino, metodologia desenvolvida pela par, propõe um planejamento e acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos por meio de indicadores, a fim de que a escola alcance seus objetivos. Quer entender melhor como esse Ciclo funciona na prática?
Ainda restam dúvidas de como os indicadores de desempenho pode ajudar a sua escola? Comente abaixo!