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Como trabalhar as habilidades do ENEM em sala de aula

Por Luísa França

16 de maio de 2018 ENEM

Desde 2009, a prova do ENEM sofreu várias alterações importantes, passando a ter 180 questões, resolvidas em dois dias de prova, além do agrupamento das disciplinas em quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologia.

Dentre essas mudanças, o foco em avaliar os estudantes por competências e habilidades, descritas na Matriz de Referência do ENEM, talvez tenha sido a mais significativa. Apesar de alguns especialistas afirmarem que a prova está se tornando cada vez mais conteudista, a perspectiva é a de que o foco em exigir e avaliar por competências e habilidades aumente cada vez mais.

Os exemplos que serão apresentados são das habilidades H14, referente à disciplina de Biologia, e H11, referente à disciplina de História. Elas foram escolhidas pois são as habilidades mais cobradas nessas disciplinas  de acordo com o infográfico com os conteúdos e habilidades mais cobrados do ENEM.

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Habilidade H11 de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

O que se espera do aluno a partir dessa habilidade? Bom, o texto da habilidade indica que o aluno deve ser capaz de identificar registros que se relacionem a práticas de diferentes grupos sociais em diferentes contextos no tempo e no espaço. Também pode se referir a reconhecer registros sobre o pensamento de uma pessoa ou um grupo social.

Exemplo da habilidade H11 em uma questão do ENEM: 

Questão do ENEM 2012:
Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.

VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).

O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e

a)      a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.

b)      a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.

c)      o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.

d)      o papel dos senhores na administração dos engenhos.

e)     o trabalho dos escravos na produção de açúcar.

No trecho, ilustram-se as condições de trabalho de negros africanos transmigrados compulsoriamente para o trabalho nos engenhos de açúcar, a partir da comparação construída pelo autor com a Paixão de Cristo. Nesse caso, o aluno deve ser capaz de reconhecer que o sermão do Padre Antônio Vieira, escrito a partir de metáforas e alusões, assume a função, portanto, de um registro de um grupo social (o dos negros escravizados) no tempo (Brasil colonial) e no espaço (engenhos de açúcar).

Essa mesma habilidade poderia ser abordada por meio de outros conteúdos, como os que são listados a seguir:

  • Revolução Industrial;
  • Escravidão negra no Brasil;
  • Trabalho indígena;
  • Mercado de trabalho;
  • Cultura material e imaterial;
  • Cultura e valores;
  • Relações indivíduo-sociedade;
  • População indígena no Brasil colonial;
  • Diversidade sexual.

Como montar aulas que desenvolvam a Habilidade do ENEM H11 (Ciências Humanas) em sala de aula:

  • Nas aulas, usar diferentes tipos documentais como relatos, cartas, trechos de jornais, entre outros em que seja possível identificar aspectos da vida cotidiana de grupos sociais, ou elementos de sua cultura, do mundo do trabalho, ou mesmo de suas relações interpessoais;
  • Usar formas de avaliação contínua como rotina da escola, para que o aluno sempre tenha a oportunidade de exercitar essa e outras habilidades na resolução de questões;
  • Orientar os estudantes para que questionem dos textos de forma autônoma. Muitas vezes os documentos são usados depois de explicações sobre conteúdos específicos, como prova daquilo que se explicou. Usar o documento de forma diferente pode ser bem mais produtivo para que os alunos desenvolvam autonomia, para que novas possibilidades de leitura sejam levantadas, para que os estudantes construam o conhecimento de forma coletiva e sejam protagonistas do processo de aprendizagem. Claro, isso tudo com a correta orientação do professor;
  • Orientar os alunos para que questionem as possíveis motivações para que um texto fosse escrito. Quem escreveu? Quando? Por quê?

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Habilidade H14 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Essa habilidade parte do mesmo verbo de ação trabalhado no exemplo anterior: identificar. Dessa forma, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer padrões que se repetem em fenômenos e processos vitais de organismos vivos. Alguns processos desse tipo são aqueles para manutenção do equilíbrio interno, para a defesa do organismo ou ligados a interações com o ambiente.

Exemplo da habilidade H14 em uma questão do ENEM:

Questão do ENEM de 2011:
Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

a)    comensalismo.

b)    inquilinismo.

c)    predatismo.

d)    cooperação.

e)    mutualismo.

Nessa questão, a partir da situação-problema abordada no texto-base, o aluno deve identificar a relação ecológica de predatismo existente entre diferentes espécies de vaga-lume. Sendo assim, o estudante deve reconhecer um tipo de relação observada entre as espécies.

Essa mesma habilidade poderia ser abordada com outros conteúdos, como os que são citados a seguir:

  • Ecologia;
  • Citologia;
  • Seres procarióticos;
  • Anatomia e fisiologia humana;
  • Características gerais dos animais;
  • Relações ecológicas entre os seres vivos.

Como montar aulas que desenvolvam a Habilidade do ENEM H14 (Ciências da Natureza) em sala de aula:

  • Nas aulas, trabalhar experiências sensoriais com os alunos que estimulem os sentidos do corpo humano (tato, olfato, paladar, visão e audição) para que possam identificar diferentes relações entre os seres vivos e com o meio ambiente por meio de sensações variadas;
  • Apresentar exemplos da natureza que ilustrem a relação das espécies com o meio e os possíveis mecanismos de defesa dos seres vivos, como ocorre em casos de mimetismo;
  • Propor dinâmicas com os alunos visando a explorar a relação com o meio ambiente.

Habilidades do ENEM de outras disciplinas

Os exemplos apresentados acima podem ser adaptados para se trabalhar outras habilidades do ENEM relacionadas a outras disciplinas. De qualquer maneira, o mais importante é trabalhar as diferentes habilidades da Matriz de Referências do ENEM em sala de aula e por meio de intervenções pedagógicas específicas.

Quer saber quais foram as habilidades que mais foram exploradas nas provas do ENEM desde 2009? Baixe o infográfico:

COMO TRABALHAR AS HABILIDADES DO ENEM EM SALA DE AULA


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