Por Luísa França
16 de maio de 2018 ENEM
Desde 2009, a prova do ENEM sofreu várias alterações importantes, passando a ter 180 questões, resolvidas em dois dias de prova, além do agrupamento das disciplinas em quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologia.
Dentre essas mudanças, o foco em avaliar os estudantes por competências e habilidades, descritas na Matriz de Referência do ENEM, talvez tenha sido a mais significativa. Apesar de alguns especialistas afirmarem que a prova está se tornando cada vez mais conteudista, a perspectiva é a de que o foco em exigir e avaliar por competências e habilidades aumente cada vez mais.
Os exemplos que serão apresentados são das habilidades H14, referente à disciplina de Biologia, e H11, referente à disciplina de História. Elas foram escolhidas pois são as habilidades mais cobradas nessas disciplinas de acordo com o infográfico com os conteúdos e habilidades mais cobrados do ENEM.
Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
O que se espera do aluno a partir dessa habilidade? Bom, o texto da habilidade indica que o aluno deve ser capaz de identificar registros que se relacionem a práticas de diferentes grupos sociais em diferentes contextos no tempo e no espaço. Também pode se referir a reconhecer registros sobre o pensamento de uma pessoa ou um grupo social.
Questão do ENEM 2012:
Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).
O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e
a) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.
b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
No trecho, ilustram-se as condições de trabalho de negros africanos transmigrados compulsoriamente para o trabalho nos engenhos de açúcar, a partir da comparação construída pelo autor com a Paixão de Cristo. Nesse caso, o aluno deve ser capaz de reconhecer que o sermão do Padre Antônio Vieira, escrito a partir de metáforas e alusões, assume a função, portanto, de um registro de um grupo social (o dos negros escravizados) no tempo (Brasil colonial) e no espaço (engenhos de açúcar).
Essa mesma habilidade poderia ser abordada por meio de outros conteúdos, como os que são listados a seguir:
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
Essa habilidade parte do mesmo verbo de ação trabalhado no exemplo anterior: identificar. Dessa forma, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer padrões que se repetem em fenômenos e processos vitais de organismos vivos. Alguns processos desse tipo são aqueles para manutenção do equilíbrio interno, para a defesa do organismo ou ligados a interações com o ambiente.
Questão do ENEM de 2011:
Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
a) comensalismo.
b) inquilinismo.
c) predatismo.
d) cooperação.
e) mutualismo.
Nessa questão, a partir da situação-problema abordada no texto-base, o aluno deve identificar a relação ecológica de predatismo existente entre diferentes espécies de vaga-lume. Sendo assim, o estudante deve reconhecer um tipo de relação observada entre as espécies.
Essa mesma habilidade poderia ser abordada com outros conteúdos, como os que são citados a seguir:
Os exemplos apresentados acima podem ser adaptados para se trabalhar outras habilidades do ENEM relacionadas a outras disciplinas. De qualquer maneira, o mais importante é trabalhar as diferentes habilidades da Matriz de Referências do ENEM em sala de aula e por meio de intervenções pedagógicas específicas.
Quer saber quais foram as habilidades que mais foram exploradas nas provas do ENEM desde 2009? Baixe o infográfico: