Por Amanda Viegas
28 de ago de 2018 Engajamento dos Alunos
A palavra gamificação tem sido associada à educação de forma recorrente, sempre que são discutidos os novos rumos dessa área. Considerada uma forte tendência na contemporaneidade, sua utilização na educação, tanto formal quanto corporativa, tem se mostrado uma forma bastante útil para potencializar e maximizar o aprendizado, além de motivar e engajar o aluno na resolução de desafios.
Mas você sabe o que é gamificação? Descubra neste artigo quais as possibilidades desse fenômeno e as formas de usá-lo no dia a dia em sala de aula.
A Gamificação é o uso da lógica dos games em outros contextos. Trazendo esses elementos para a educação, a gamificação no processo pedagógico significa usar as estratégias próprias dos jogos para tornar o processo de aprendizado mais atrativo, valendo-se de comportamentos naturais do ser humano como competitividade, socialização, busca por recompensa e prazer pela superação.
Gamificação não significa apenas recompensar o aluno a cada tarefa realizada, mas sim utilizar o design e as técnicas próprias de jogos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente atraente e desafiador que estimule os alunos em sua busca pelo conhecimento.
A gamificação na educação é excelente para impulsionar o engajamento e a motivação do aluno, pois o envolve em um ambiente lúdico, que promove a competição, o trabalho em equipe e a conquista de objetivos.
Da mesma forma que um jogo, essa estratégia prende a atenção do aluno ao oferecer recompensas a cada objetivo cumprido e ao mostrar sempre um nível superior que pode ser alcançado conforme ele avança em seu conhecimento.
A interação social entre os alunos é outro fator potencializado pela gamificação, gerando oportunidades de aprendizagem mais significativa através da colaboração.
Para trazer as estratégias dos games para a sala de aula, o professor precisa encorajar os alunos a se envolver na tarefa. É necessário pensar em um sistema que promova recompensas e dificuldades crescentes de acordo com a progressão do aluno, liberando tarefas mais difíceis a cada objetivo conquistado.
Os feedbacks imediatos dão segurança ao aluno e permitem que refaça a estratégia para vencer os desafios. Dividir os estudantes em equipes também estimula a aprendizagem colaborativa e o engajamento. Além disso, o professor pode utilizar recursos tecnológicos, como aplicativos para celular ou tablet, para dinamizar a aula. Dessa forma, os alunos se sentirão ainda mais motivados pela possibilidade de usarem seus próprios celulares e poderão ser encorajados a continuar a tarefa em casa, favorecendo a autonomia.
Propiciar um ambiente lúdico e divertido em sala de aula através da gamificação é uma ótima forma de capturar a atenção dos alunos, estimulando não apenas o desenvolvimento cognitivo do estudante, mas também competências socioemocionais como o trabalho em equipe e a colaboração.
Aproveitando aplicativos para celulares no contexto escolar, o professor torna possível a integração das novas tecnologias à sala de aula, transformando esse dispositivo em aliado no processo de ensino-aprendizagem. A gamificação proporciona principalmente um novo olhar do aluno sobre a aprendizagem: um processo que pode e deve ser divertido e desafiador.
A gamificação pode ser uma grande aliada no desenvolvimento dos alunos, sobretudo quando é pensada para incentivar as forças e superar as dificuldades individuais de cada estudante. Quer entender melhor como isso pode ser feito?
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