Por Amanda Viegas
23 de nov de 2020 par
A par é uma Plataforma Educacional voltada para as escolas que utilizam livros didáticos e que visam a complementar o trabalho do material por meio de avaliações, formação continuada do corpo docente e desenvolvimento socioemocional dos alunos, por exemplo.
A par tem o propósito de contribuir para melhorar a qualidade de ensino das escolas parceiras, ajudando-as a alcançar seus objetivos. Este artigo reúne os principais benefícios oferecidos pela par, para que você entenda melhor como cada opção pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino e quais mais se adequam à identidade e à realidade da sua escola. Confira!
A par contempla um conjunto de soluções para as escolas que querem aprimorar a qualidade de ensino e melhorar o desempenho dos seus alunos. Essas soluções podem se combinar de maneiras diferentes. Adaptando-se à realidade e ao contexto da proposta pedagógica de cada instituição, atuam valorizando sua identidade e carisma.
A par combina material didático com tecnologia e soluções de apoio, além de uma assessoria pedagógica que ampara todo o trabalho em parceria. Assim, ajuda a escola parceira a alcançar os seus objetivos e conquistar resultados cada vez melhores.
Para isso, a par desenvolveu uma metodologia baseada em processos de melhoria contínua e pensada especificamente para a realidade escolar: o Ciclo de Gestão de Ensino (CGE). Esse Ciclo se baseia nos objetivos de cada escola, de forma que é único para cada instituição. Entenda a seguir como o CGE funciona.
“A nossa parceria com a par possibilita promover espaços de troca, olhar para o que fazemos bem e pensarmos em possíveis mudanças para que a escola continue sendo esse espaço de vida". Dario Schneider, Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta
Para ajudar a escola parceira a alcançar seus objetivos, a par propõe a implementação de um Ciclo de Gestão de Ensino (CGE), que é construído com o auxílio da assessoria pedagógica.
Esse ciclo compreende quatro etapas: Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação Contínua e Intervenção Pedagógica.
Como o Ciclo de Gestão do Ensino está ajudando o Colégio Nossa Senhora do Resgate
O Ciclo de Gestão de Ensino se inicia com uma reflexão a respeito de quais os principais objetivos da instituição e o que deve ser feito para que sejam alcançados. Com base nisso, a escola seleciona as suas prioridades junto à assessoria pedagógica e traça um plano de ação detalhado. Trata-se do momento de pensar em como desenvolver as estratégias de ensino, os projetos e a formação dos professores. Além disso, especifica as ações e prazos para cada caso.
Após o Planejamento realizado pela a escola, é nesta etapa que a instituição deve colocar em prática as estratégias traçadas, ao longo do ano letivo. No Desenvolvimento, cada membro da equipe trabalha para realizar as tarefas definidas, mantendo um registro claro dos trabalhos para facilitar o acompanhamento dos resultados.
A terceira etapa do Ciclo de Gestão de Ensino se trata da Avaliação Contínua. Neste momento, deve-se analisar os resultados da etapa de Desenvolvimento com base no que foi proposto no Planejamento. Esse acompanhamento é importante porque vai indicar se as estratégias e ações propostas estão sendo efetivas ou se precisam ser replanejadas - o que deve ser feito na etapa seguinte.
Após analisar os resultados das ações durante a etapa de Avaliação Contínua, a escola passa para a etapa de Intervenção Pedagógica. Essa etapa tem o objetivo de ajustar as tarefas e recalibrar a estratégia para que os objetivos propostos sejam de fato alcançados.
A Intervenção Pedagógica é, ao mesmo tempo, a última e a primeira etapa do CGE. Isso porque o plano de ação que será traçado para os próximos objetivos da escola depende dos resultados alcançados nesta etapa.
Baixe o infográfico para entender melhor como aplicar o Ciclo de Gestão de Ensino na prática:
O portfólio de materiais didáticos é extenso e dessa forma a escola tem mais liberdade e autonomia para optar pelos títulos que mais se adequam à sua proposta pedagógica. As obras didáticas das editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual totalizam mais de 800 títulos.
O catálogo inclui livros escritos por autores reconhecidos como William Cereja, Fernando G. e Canto e Luiz Roberto Dante. As obras contemplam todos os segmentos de ensino e possuem perfis e propostas bem variados, com a finalidade de atender escolas com diretrizes pedagógicas diferentes. Além disso, as editoras já possuem obras adaptadas à Base Nacional Comum Curricular.
Baixe o material para saber quais os livros didáticos das editoras da par mais adotados pelas escolas.
Cada instituição parceira da par conta com o apoio de um Assessor Pedagógico, que oferece um atendimento personalizado voltado às suas necessidades e características. A equipe de assessores é formada por educadores experientes, que têm como objetivo acompanhar e auxiliar o trabalho pedagógico das escolas de forma próxima e individualizada.
O assessor ajuda a escola no desenvolvimento e implementação do CGE, ajudando na busca pelos resultados planejados e auxiliando na elaboração de novos projetos. Ele também indica quais das soluções oferecidas a escola pode utilizar de acordo com suas necessidades, além de oferecer assistência para a equipe escolar no uso dessas ferramentas.
As soluções complementares oferecidas pela par vão ajudar a escola a colocar em prática cada etapa do Ciclo no dia a dia escolar. Essas soluções são escolhidas de acordo com a realidade e as necessidades da escola e são implementadas com o apoio da Assessoria Pedagógica.
O Plurall é uma plataforma de estudos que usa a tecnologia para auxiliar a rotina de aprendizado dos estudantes. A ferramenta se associa ao livro didático, oferecendo recursos para os alunos que incentivam o seu protagonismo e autonomia no processo de aprendizagem, como um plantão de estudos online no qual é possível tirar dúvidas sobre o conteúdo.
A solução também traz relatórios pedagógicos para a equipe docente, que consegue identificar as principais dúvidas dos alunos de forma mais precisa. Assim, os dados ajudam os professores a reconhecer quais pontos ainda precisam ser trabalhados com os estudantes.
Além disso, os coordenadores podem utilizar a plataforma para detectar os conteúdos e disciplinas mais buscados pelos alunos. Essas informações auxiliam na construção das estratégias de ensino e na implementação de intervenções pedagógicas.
O English Stars é um sistema de aprendizagem que tem como objetivo fornecer às escolas um curso de inglês acessível e flexível, capaz de integrar os estudantes a uma sociedade globalizada.
Nessa solução, o domínio do idioma é construído de forma mais significativa e abrangente ao explorar conteúdos que vão além do vocabulário ou da gramática, como ciência, humanidades e artes. Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de aprender mais sobre outros assuntos paralelamente à compreensão da língua.
Líder em Mim (LEM) é uma solução para desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. A finalidade é dar suporte tanto à escola quanto aos alunos para a criação de um contexto que tenha como foco essas competências. O LEM propõe que a escola trabalhe a formação integral dos estudantes ao mesmo tempo em que desenvolve suas potencialidades para que sejam protagonistas tanto do processo de ensino quanto de suas vidas.
Como a escola Daulia Bringel trabalha as competências socioemocionais com o líder em mim
O PROFS é uma plataforma online voltada para a formação continuada dos professores. Os cursos oferecidos têm como propósito auxiliar no desenvolvimento de habilidades para o trabalho em sala de aula.
Alguns dos temas oferecidos são: os desafios da gestão escolar, novas tecnologias digitais, metodologias ativas, habilidades socioemocionais e estratégias de nivelamento e avaliação.
A Livro Fácil é uma solução de venda de material didático online. A lista de material é disponibilizada em uma página personalizada para cada escola. Dessa forma, a solução torna a compra do livro didático mais rápida e prática, tanto para a escola como para a família.
A instituição não precisa lidar com o gerenciamento do estoque, a inadimplência ou o atraso na entrega do material, enquanto a família pode comprar a lista onde e quando quiser, escolhendo o método de pagamento de sua preferência.
O Coletivo Leitor é uma iniciativa da SOMOS de incentivo à leitura. O catálogo de literatura da par engloba obras dos selos Ática, Scipione, Saraiva, Atual, Formato e Caramelo e coleções como Reencontro, Jabuti, Vagalume e Para Gostar de Ler.
O site foi desenvolvido para facilitar a busca das obras literárias de acordo com a necessidade do educador. As obras apresentam temáticas diversas, que auxiliam no trabalho de temas como competências socioemocionais, sustentabilidade e bullying e ajudam na formação e desenvolvimento de leitores. Os títulos são amparados por um conteúdo formativo, que indica à equipe docente possibilidades de aplicação em sala de aula.
Como inserir a literatura no processo pedagógico?
A Mind Makers é uma editora educacional que tem como objetivo utilizar a curiosidade e energia dos jovens para criar. Por meio da gamificação, propõe que os alunos aprendam se divertindo. Além disso, são incentivados a desenvolver o pensamento computacional e a solucionar problemas de diferentes pontos de vista. Pioneira no Brasil, utiliza a lógica, o design, a liderança e a colaboração no desenvolvimento de projetos e atividades.
As salas de aulas são totalmente equipadas com computadores, tapetes pedagógicos e demais materiais necessários para promoção de aprendizado. Sua especialidade é prover todos os recursos necessários para que as escolas do Ensino Fundamental incorporem a disciplina Mind Makers em sua grade curricular.
A Matific é uma plataforma online de Matemática que atende alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas e interativas. A iniciativa busca incentivar os alunos a estudar pelo estímulo da autodescoberta e a resolução de situações-problemas baseado em questões concretas. Possui mais de 1500 jogos e atividades mais de 600 planos de aula.
Qualquer abordagem pedagógica ou formato de ensino pode ser adaptado para o uso da Matific. É a própria instituição de ensino que decide como utiliza-la, monitorando processos e cursos automatizados. Com 15 minutos de atividades semanais já é possível ver melhora. Os estudantes aprendem a analisar o problema desenvolver o pensamento estratégico.
Essa novidade é constituída por meio de uma parceira da SOMOS Educação que visa a entrega de uma solução inovadora, simples e completa. A par Learning Book tem como objetivo trazer para o presente o futuro educacional, garantindo a qualidade da entrega e do ensino de uma escola digital. É a junção do conteúdo pedagógico 100% digital com o Plurall e mais um dispositivo seguro, pensado para atender à realidade educacional.
Essa solução é voltada para o segmento do Ensino Médio, possibilitando a Construção de currículos mais completos, inovadores e flexíveis. Para a Formação Básica, a instituição pode contar com o apoio didático da edição atualizada da Coleção Conecte Live. Além disso, há também disponíveis para implementação os Itinerários Formativos, as Disciplinas Eletivas e o CloudLabs (acesso aos laboratórios virtuais de Física, Química e Biologia).
Outro ponto vantajoso da par Learning Book é a possibilidade em implementar o Ciclo de Gestão de Ensino (CGE) Virtual! Dessa maneira, se torna possível realizar um planejamento pedagógico mais assertivo por meio do acompanhamento intrínseco de todos os processos escolar mais o uso contínuo dos conteúdos.
O projeto MKTpar tem como objetivo auxiliar a escola na construção e fortalecimento do marketing escolar. Dessa forma, contribui para a manutenção de um bom relacionamento com as famílias e para a captação e retenção de alunos.
A solução oferecida para as escolas parceiras inclui um portal exclusivo, que disponibiliza materiais, conteúdos e peças que apoiam a estratégia de marketing educacional da instituição. Além disso, o MKTpar oferece material para formação e treinamento da equipe escolar.
A Rede Somos par é formada por educadores das escolas par de todo o Brasil. A finalidade dessa rede é a troca de conhecimento, experiências e aprendizados, a fim de promover a construção de uma comunidade sólida e bem articulada.
Além disso, a escola parceira tem acesso a eventos exclusivos, como a Convenção par, voltados para o desenvolvimento contínuo dos gestores escolares e dos professores.
A par está presente em mais de 400 escolas distribuídas em 25 estados. É uma solução que tem o intuito de se adaptar à realidade e ao contexto de cada proposta pedagógica, a fim de ajudar cada escola a alcançar seus objetivos.
Com a par a escola consegue aproveitar o material didático de maneira mais completa. Isso porque a par fornece os recursos para que a instituição possa trabalhar questões como o desenvolvimento socioemocional dos alunos, o bilinguismo e a formação continuada do corpo docente.
A par é a junção de tecnologia, suporte integral e conteúdo didático de qualidade para ajudar as escolas a alcançar resultados cada vez melhores. É saber que educar é nossa missão de todo dia. É nosso presente. E é também o único jeito de mudar nosso futuro.
Quer saber como a sua escola também pode se tornar uma parceira da par? Converse com um de nossos especialistas!