Por Amanda Viegas
12 de jun de 2020 Tecnologia da Educação
A utilização de ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino, vem se mostrando cada vez mais relevante no cenário educacional. Contudo, neste momento de crise, ocasionado pelas consequências da pandemia do COVID-19, a tecnologia, se torna indispensável. No cenário atual, o uso de instrumentos tecnológicos se mostra como uma alternativa para que as escolas consigam prosseguir o semestre letivo e buscar alternativas para contornar a situação.
Pensando em como auxiliar as instituições de ensino neste momento tão atípico, a par, como parte da Somos Educação, ampliou as funcionalidades do Plurall. Sendo bem mais que apenas uma plataforma digital, o Plurall, é a sua escola acontecendo online! Pensando nisso, preparamos este artigo sobre os seus benefícios e utilidades para as escolas. Confira!
A tecnologia é um aspecto contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento responsável por guiar a elaboração dos currículos escolares, contendo os aprendizados essenciais de cada etapa escolar. Em sua quinta competência geral, a Base destaca a importância de a tecnologia e a cultura digital serem trabalhadas na instituição, ao indicar que o aluno deve:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. - Quinta competência geral da Base Nacional Comum Curricular.
Por muito tempo houve discussões a respeito da utilização de tecnologias na educação, até certo tempo atrás, por exemplo, o uso de celulares em sala de aula era completamente proibido pelas escolas. Contudo, a partir das transformações que vem ocorrendo no mundo, a sociedade e o seu contexto também foram se modificando. Para fazer parte dessa nova realidade, as escolas tiveram e estão tendo que buscar formas de se manter atualizadas e repensar suas metodologias e práticas pedagógicas. Um desses pilares é, sem dúvidas, a implementação tecnológica na escola, uma vez que essas ferramentas têm muito a contribuir e complementar o ensino como um todo.
O Plurall é uma solução da par e consiste em uma plataforma digital que tem o objetivo auxiliar e complementar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A ferramenta oferece recursos para que os estudantes possam desenvolver o seu protagonismo e a autonomia no aprendizado. Consiste em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as suas funcionalidades estão disponíveis para atender a todos, desde gestores, aos educadores e alunos.
A plataforma se associa ao livro didático e um exemplo disso na prática é que, por meio dela, o professor pode fazer anotações e marcações no material didático na sua versão digital. Dessa forma, o Plurall garante que todos os conteúdos disponibilizados estejam alinhados a metodologia e ao material didático da escola. Vale ressaltar que o intuito é ultrapassar as barreiras do livro ao possibilitar que tanto os docentes quanto os alunos tenham acesso aos conteúdos em diversos formatos: vídeos interativos, listas de exercício, jogos e podcasts.
Em relação aos benefícios para os estudantes, o Plurall consegue se aproximar da realidade dos alunos que vivem nos seus cotidianos cercados da tecnologia. Portanto, ao inserir uma plataforma digital na escola, é uma maneira de aproximar e engajar os discentes no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, uma vez que o acesso a plataforma é fácil, simples e prático, torna-se possível que o aprendizado seja flexível e acessível em qualquer local ou hora do dia.
Outro ponto é que o Plurall conta com um plantão de dúvidas que possibilita o esclarecimento de forma personalizada e confiável a respeito do conteúdo. Há também as funcionalidades voltadas para o Ensino Médio com o foco da aplicação de simuladores para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Plurall oferece a correção utilizando a TRI, onde o desempenho dos estudantes pode ser avaliado segundo a mesma correção do ENEM.
O Plurall, traz ainda, relatórios pedagógicos precisos para a equipe docente. esses relatórios se baseiam nas atividades que os estudantes realizam semanalmente. A partir desses dados, os professores podem identificar as principais dúvidas dos alunos e reconhecer quais são os pontos que precisam ser trabalhados. Além dos educadores, os coordenadores podem utilizar da ferramenta para detectar quais são as disciplinas e conteúdos mais procurados pelos discentes. A partir dessas informações, a construção das estratégias de ensino e a implementação de intervenções pedagógicas se tornam mais assertivas.
A equipe do Plurall, pensando em como auxiliar as instituições de ensino a superarem diariamente seus desafios, preparou um podcast sobre temáticas relevantes no contexto educacional – o PlurallCast. Ouça gratuitamente o programa “Professores – o que é ser um professor moderador”:
Confira a seguir algumas novidades em relação às funcionalidades que a plataforma oferece:
No cenário atual, pensando em expandir as suas funcionalidades, o Plurall fez uma parceria com o Google Hangouts. Dessa forma, os docentes vão conseguir ministrar aulas ao vivo, possibilitando uma interação com os estudantes. A partir dessa iniciativa, se torna cada vez menor a dificuldade em relação as incertezas e impasses da crise provocada pelo novo coronavírus.
Com o objetivo de otimizar a experiência dos estudantes e dos docentes nas aulas digitais, o Google Jamboard foi integrado ao Plurall. O Jamboard é uma ferramenta colaborativa de lousa/quadro branco digital na qual o professor pode anotar, ilustrar, produzir conteúdos, mapas e esquemas para deixar as aulas mais interativas e dinâmicas. Tratando-se de um instrumento colaborativo, é possível que o educador compartilhe o quadro com os alunos e convide-os a participarem.
Outra novidade do Plurall é o modo aula que possibilita ao docente realizar anotações, desenhos e marcações no livro digital durante a exibição da aula online. Para usá-lo basta utilizar a ferramenta de texto, e forma livre, sendo que ao finalizar a aula, as modificações são descartadas sem que o professor tenha que apagar as anotações manualmente.
Essa funcionalidade foi implementada em 2020 e trata-se de uma plataforma de Matemática online que foi premiada internacionalmente. A plataforma estimula a autodescoberta dos alunos por meio de atividades interativas e lúdicas que desenvolvem o pensamento estratégico e lógico nos estudantes. Todos os mais de 1500 jogos e atividades e 600 planos de aula são alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Vale ressaltar que a Matific pode ser utilizado em qualquer abordagem de ensino ou para qualquer modelo de aprendizagem do estudante. Sendo assim, a escola pode escolher o que se adapta melhor a sua realidade, sendo possível a criação de planos de aula personalizados, assim como o monitoramento do progresso do estudante e a seleção de cursos automatizados.
Trata-se de um laboratório virtual das disciplinas: física, química e biologia. As práticas são interativas e com simuladores 3D, adequadas ao Ensino Médio e podem ser distribuídas levando em consideração o cronograma programático da instituição. Cada prática consiste na resolução de um desafio que para cada aluno há uma base de valores único, evitando que ele compartilhe a resposta com os demais. Após a finalização do desafio o estudante ainda precisa responder a uma avaliação de fixação. A partir disso, a sua taxa de acerto, juntamente com a quantidade de tentativas para realizar o desafio e o tempo para a execução da tarefa, formam o relatório final do desempenho do estudante.
A tecnologia vem se mostrando cada vez mais importante na construção do processo de aprendizagem escolar. No momento atual de crise que o país e o mundo estão passando, as ferramentas tecnológicas se mostram essenciais para a continuidade da vida “normal” das pessoas, perante o cenário de isolamento social.
As tecnologias podem ser utilizadas na educação para complementar as práticas pedagógicas e trazer cada vez mais qualidade no ensino. No decorrer do texto, foi apresentado o Plurall, plataforma digital da par, que vem para apoiar a escola, alunos, educadores e coordenadores em diversos pilares da sua realidade.
Além das questões citadas anteriormente, os instrumentos tecnológicos podem facilitar a rotina escolar de diversas formas, como por exemplo, na otimização do tempo. Pensando nisso, preparamos um guia com 7 ferramentas que podem auxiliar no dia a dia e otimizar a gestão do tempo!