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Conteúdo Programático ENEM e Matriz de Referência

Por Luísa França

27 de jul de 2016 ENEM

Conteúdo Programático ENEM e Matriz de Referência

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos concluintes do ensino médio de todo país. De lá pra cá, o exame sofreu várias mudanças, tanto na estrutura da prova, quanto na importância para os alunos e para as escolas.

A partir de 2009, o formato do ENEM mudou, passando a ter 180 questões, resolvidas em dois dias de provas. Além disso, as disciplinas foram agrupadas em quatro grandes áreas do conhecimento:

» Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

» Matemática e suas Tecnologias

» Ciências da Natureza e suas Tecnologias

» Ciências Humanas e suas Tecnologias

O exame é a principal forma de entrada nas principais universidades públicas e privadas do país, por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). É também um meio de comprovar a conclusão no ensino médio para estudantes maiores de 18 anos, mostrando o tamanho da importância que o exame adquiriu ao longo dos anos.

O que é a Matriz de Referência do ENEM?

A Matriz de Referência do ENEM é um documento que descreve as competências e habilidades exigidas dos alunos e lista o Conteúdo Programático do ENEM, ou seja, os objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência.

O objetivo do exame é avaliar as competências e habilidades dos estudantes do ensino médio, através de situações-problemas relacionadas ao conteúdo programático listado na Matriz de Referência.

Eixos Cognitivos

Os Eixos Cognitivos referem-se à capacidade dos alunos de mobilizar o conhecimento que possuem e que acumularam, ou seja, o "saber saber", para resolverem problemas e lidarem com situações do dia-a-dia de maneira responsável e ética dentro da sociedade.

A Matriz de Referência lista 5 Eixos Cognitivos que são comuns a todas as áreas do conhecimento, ou seja, serão exigidos dos alunos em todos os momentos da prova.

Confira a lista abaixo:

1. Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

2. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

3. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

4. Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

5. Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Temos 4 Matrizes de Referências. São elas:

» Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

Dentro dessa grande área, temos 9 Competências com 30 habilidades relacionadas.

» Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias:

Dentro dessa grande área, temos 7 Competências com 30 habilidades relacionadas.

» Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Dentro dessa grande área, temos 8 Competências com 30 habilidades relacionadas.

» Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dentro dessa grande área, temos 6 Competências com 30 habilidades relacionadas.


Matriz de Referência

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

 

Matemática e suas Tecnologias

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

Competências

 

9

 

7

 

8

 

6

 

Habilidades

 

30

 

30

 

30

 

30

 

Veja a lista completa das Matrizes de Referência aqui

Conteúdo Programático do ENEM

O conteúdo das provas do Enem é definido a partir das Matrizes de Referência, citadas acima, em quatro áreas do conhecimento (fonte: Inep):

» Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.

» Matemática e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Matemática.

» Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.

» Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.

Objetos de Conhecimento associados às Matrizes de Referência

Os Objetos de Conhecimento descritos na Matriz de Referência são os Conteúdos Programáticos que serão associados às competências e habilidades exigidas durante o exame.

São eles:

1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

Conteúdos cobrados: estudo do texto, estudo das práticas corporais, produção e recepção de textos artísticos, estudo do texto literário, estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos, estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação, estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, estudo dos gêneros digitais.

2. Matemática e suas Tecnologias

Conteúdos cobrados: conhecimentos numéricos, conhecimentos geométricos, conhecimentos de estatística e probabilidade, conhecimentos algébricos, conhecimentos algébricos/geométricos.

3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

3.1 Física

Conteúdos cobrados: conhecimentos básicos e fundamentais, o movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas, energia, trabalho e potência, a mecânica e o funcionamento do universo, fenômenos elétricos e magnéticos, oscilações, ondas, óptica e radiação, o calor e os fenômenos térmicos.

3.2 Química

Conteúdos cobrados: transformações químicas, representação das transformações químicas, materiais, suas propriedades e usos, água – ocorrência e importância na vida animal e vegetal, ligação, estrutura e propriedades, sistemas em solução aquosa, transformações químicas e energia, dinâmica das transformações químicas, transformação química e equilíbrio, compostos de carbono, relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente, energias químicas no cotidiano.

3.3 Biologia

Conteúdos cobrados: moléculas, células e tecidos, hereditariedade e diversidade da vida, identidade dos seres vivos, níveis de organização dos seres vivos, ecologia e ciências ambientais, origem e evolução da vida, qualidade de vida das populações humanas.

4. Ciências Humanas e suas Tecnologias

Conteúdos cobrados: formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado, diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, características e transformações das estruturas produtivas, os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente, representação espacial, projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

Esclareceu suas dúvidas sobre a matriz de referência e o conteúdo programático do ENEM? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo!


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