Por Betina Ribeiro
6 de set de 2019 Engajamento dos Alunos
Problemas relacionados à indisciplina escolar são muito comuns nas instituições de ensino. Diariamente, uma gama de professores é desafiada por alunos rebeldes e bagunceiros. Porém, esse desafio não deve ser atribuído somente ao educador: os coordenadores pedagógicos, e demais funcionários da escola, também estão envolvidos nesse tipo de situação.
Mas, afinal, como o coordenador pedagógico está envolvido na questão da indisciplina dos alunos? Esses profissionais, enquanto responsáveis pelo bem-estar da instituição, devem prezar pelo bom andamento das aprendizagens escolares. Isso significa que o papel do coordenador pedagógico é fundamental para a saúde da escola, o que inclui a resolução de situações conflituosas.
Preparamos este artigo sobre o papel do coordenador pedagógico quanto à indisciplina escolar. Confira!
O combate à indisciplina nas escolas é função de toda a equipe escolar, o que inclui coordenadores pedagógicos, professores e demais funcionários. Nesse processo de combate à indisciplina, o papel do coordenador pedagógico envolve o suporte ao corpo docente, orientando e dialogando.
O coordenador pedagógico age, ainda, como incentivador de reflexões da prática pedagógica, incentivando mudanças e inovações para a sala de aula. Criar espaços de diálogo com os professores, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, dificuldades e práticas que tiveram resultados positivos é importante para que todo o corpo docente consiga se ajudar. Assim, há o estabelecimento de uma relação de coleguismo entre os profissionais, que deixam de ser enxergarem sozinhos em entraves escolares.
Além disso, o coordenador pedagógico pode propor ações em conjunto com os educadores com o objetivo de tornar as aulas mais atrativas para os estudantes. Quando há interesse pelas aulas, os problemas disciplinarem, consequentemente, diminuem. Ainda, o coordenador pedagógico é a ponte entre a escola e a família. Portanto, é o responsável por comunicar problemas aos pais e responsáveis dos estudantes para buscarem soluções em conjunto para combater a indisciplina.
Repensar a prática pedagógica no sentido de colocar o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem é fundamental. A partir disso, o estudante busca pelo desenvolvimento de sua personalidade, estimulando a criatividade e a abertura aos seus interesses. O coordenador pedagógico age nesse sentido tornando a escola um ambiente de diálogo, incentivando a formação de professores e fortalecendo o relacionamento com os estudantes e suas famílias.
De acordo com Silvia Parrat-Dayan, pesquisadora da Universidade de Genebra, indisciplina é uma infração ao regulamento interno, falta de civilidade, um ataque às boas maneiras e a manifestação de conflito. Disciplina seria, então, seguir corretamente o regulamento e as normas da escola.
O professor em sala de aula tem o objetivo de alcançar a aprendizagem dos alunos. Tendo isso em vista, a disciplina faz parte do ambiente escolar. Atitudes que atrapalham os docentes no exercício de transmissão do conhecimento prejudicam o processo de aprendizagem dos discentes. Por isso, é importante que a escola adote medidas para combater a indisciplina e, assim, melhorar o processo de ensino-aprendizagem e o desempenho dos estudantes.
Não existe uma fórmula pronta sobre como enfrentar a indisciplina na escola. No entanto, existem uma série de estratégias que a escola pode adotar para buscar resolver esses problemas. Deixar as regras da instituição claras para os alunos é o primeiro passo para combater a indisciplina.
Diversificar as atividades feitas em sala de aula é importante para engajar alunos desinteressados. Quando os estudantes sentem prazer por estarem estudando e aprendendo, seu comportamento durante as aulas melhora. Por isso, é interessante investir em atividades que envolvam o uso de tecnologia, metodologias ativas e momentos que coloquem o estudante como protagonista de seu aprendizado. Desenvolver a autonomia dos discentes promove maior engajamento e melhora os resultados deles.
Os docentes podem se mostrar parceiros dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. O sentimento de cooperação impacta positivamente na disciplina dos alunos. Quando entendem seu papel no ambiente escolar, o comportamento se adequa ao esperado. Assim, professores, coordenadores e gestores conseguem fazer negociações com os estudantes de forma não autoritária.
O coordenador pedagógico tem um papel de extrema importância no combate à indisciplina escolar. Por ser o responsável pela formação do corpo docente, acompanhamento das práticas pedagógicas e por ser o principal agente do relacionamento com as famílias dos estudantes, existem uma série de estratégias que esse profissional pode traçar para combater esse problema.
Todas essas funções do coordenador pedagógico demandam que ele se mantenha atualizado quanto ao que acontece na educação brasileira e no mundo, de maneira geral. Pensando nisso, preparamos um material. Baixe-o gratuitamente!