Por Luísa França
26 de out de 2020 Escola
No dia 31 de outubro comemora-se o Dia das Bruxas, uma festa celebrada em diferentes partes do mundo. Nessa data, crianças se fantasiam e visitam casas em busca de doces.
Ainda que a tradição do Dia das Bruxas não seja muito popular no Brasil, a celebração tem crescido e se tornado mais importante a cada ano. Nesse contexto, trata-se de um ótimo momento para levar para a sala de aula temáticas relacionadas ao folclore brasileiro. O principal objetivo é o de valorizar elementos da cultura nacional em um feriado originalmente estrangeiro.
Neste artigo você vai ler mais sobre a origem do Dia das Bruxas, os principais personagens do folclore brasileiro e como a temática pode ser explorada em sala de aula. Confira!
Segundo relatos históricos, o início da comemoração do Dia das Bruxas parece se relacionar a um festival celta chamado Samhain, o que significa fim do verão. Essa festa celebrava o fim do período de colheita e a consequente abundância, em três dias de comemorações que se iniciavam em 31 de outubro.
A festa do Samhain era originalmente pagã, mas isso mudou no século VIII. Nessa época, o papa Gregório III alterou a data do Dia de Todos os Santos, festival romano dos mortos, do dia 13 de maio para 1º de novembro, em meio às comemorações do Samhain. Após a mudança de data, a celebração do Dia de Todos os Santos tornou-se obrigatória, unindo a festa pagã do Samhain à celebração cristã dos santos.
Já a festa de Halloween como é conhecida hoje surgiu entre os séculos XVI e XVIII. Nesse período as fogueiras se tornaram símbolo da festa, representando tanto o fim da colheita, como era costume do Samhain, quanto uma expressão contra a bruxaria e a peste negra, segundo tradições cristãs. Além disso, foi nessa época que se iniciou o costume de crianças visitarem casas para receber bolos ao recitar canções e orações.
O Halloween se tornou popular nos Estados Unidos sobretudo graças a uma grande onda de migração que ocorreu em 1845, quando a Irlanda foi acometida por uma "Grande Fome". Os imigrantes irlandeses que chegaram ao continente americano levaram consigo muitas das tradições que mantinham no Reino Unido.
A partir daí, elementos tradicionalmente americanos foram incorporados à festa, como a cidra de maçã, as rosquinhas, o milho, os espantalhos e as tradicionais abóboras. Foi também após a onda migratória que a tradição de "gostosuras ou travessuras" tomou forma e as crianças começaram a pregar peças durante a celebração.
Ainda que no Brasil o Dia das Bruxas não seja celebrado com a mesma tradição como acontece em outros países, a data representa uma ótima oportunidade de trabalhar com os alunos temáticas como o folclore brasileiro, em atividades pensadas para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes.
Sendo assim, a escola pode aproveitar o período para resgatar as principais lendas e personagens folclóricos. Nesse sentido, além de trazer as lendas mais populares para a sala de aula, é possível propor encenações, contações de histórias e estudo dos personagens, por exemplo. Organizar uma peça de teatro ou propor debates e discussões sobre os elementos da cultura brasileira e a sua importância são outras formas de trabalhar a temática.
A seguir você verá quais são alguns dos principais personagens do folclore brasileiro que podem ser trabalhados na escola, bem como sugestões de leitura que podem ser propostas para os alunos. Confira:
O Saci é uma das figuras mais populares do folclore brasileiro. A lenda do Saci-Pererê é originária das tribos indígenas e o personagem é retratado como um menino negro de uma perna só, que sempre aparece com um cachimbo e usando um gorro vermelho.
No livro Saci-Pururuca, de Telma Guimarães Castro Andrade, o menino Pururuca resolve se disfarçar de saci à procura do personagem e os dois, juntos, vão aprontar confusão em uma festa da cidade.
A Cuca, uma bruxa velha e assustadora com cabeça de jacaré, é personagem de várias histórias e cantigas de ninar. De acordo com a sua lenda, a criatura fica à procura de crianças malcriadas para sequestrar.
Em Adivinhe quem vem pra assustar, de Maurício Veneza, a Cuca se reúne com o Saci, o Curupira e o Boiuna para conversar, desanimados porque já não assustam ninguém e não conseguem defender a natureza.
De cabelos ruivos e pés virados para trás, o Curupira é um anão protetor das florestas, que vive nas matas fazendo travessuras. Por causa dos seus pés, o personagem sempre consegue enganar quem tenta segui-lo.
A obra Pé de Cobra, Asa de Sapo, escrita por Rafael Soares de Oliveira, traz diversas quadrinhas rimadas com criaturas do imaginário popular - entre elas, o Curupira.
Segundo a lenda amazônica, o Boto Cor-de-Rosa se transforma em um lindo jovem nas noites de lua cheia, quando sai do rio vestido de branco e com um chapéu para esconder sua narina. Ele procura a moça mais bonita para engravidá-la e depois abandoná-la.
No livro O Mais Misterioso do Folclore, de Luciana Garcia, o Boto se junta a outros personagens do folclore brasileiro para participar de uma investigação liderada pelo Negrinho do Pastoreio.
A triste lenda do Negrinho do Pastoreio diz respeito a um menino pequeno, escravo de um homem cruel. De acordo com a história, o menino perde um pastoreio e por isso é castigado pelo senhor, que o joga em um formigueiro. Ao voltar ao local, o homem se depara com o menino sem feridas, ao lado da Virgem Maria. Desde então, o Negrinho foi visto várias vezes tocando um pastoreio.
Na história de O Mais Assustador do Folclore, de Luciana Garcia, o Negrinho do Pastoreio conduz o leitor em uma investigação para desmascarar diversos monstros que querem aprontar uma grande confusão.
Além dos livros apresentados ao longo do artigo, a temática do folclore pode ser levada para a sala de aula com o suporte de outras obras que trazem as lendas e as características desse aspecto da cultura brasileira.
Nesse sentido, alguns títulos que podem ser explorados são:
Dessa forma, a escola consegue aproveitar a temática do Dia das Bruxas para celebrar aspectos característicos da cultura brasileira.
Quer ler outras matérias sobre temas relevantes da educação? Baixe a versão digital da nova edição da revista Parágrafo:
O que achou da ideia de resgatar o folclore brasileiro com a festa do Dia das Bruxas? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Referências: BBC Brasil e Toda Matéria