Por Amanda Viegas
1 de abr de 2019 Educação Brasileira
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A leitura tem um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos estudantes. Entretanto, o Instituto Pró-Livro (IPL), divulgou uma pesquisa segundo a qual 56% da população brasileira tem o hábito de ler, sendo que que apenas 15% desses leitores preferem os livros infantis.
A literatura infantil costuma ser o primeiro contato dos alunos com a leitura e, por isso, tem uma grande relevância e deve ser estimulada desde os primeiros contatos com os livros. Neste artigo você vai ler mais sobre a origem dessa data e sua importância. Confira!
O dia 2 de abril foi escolhido pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY), em 1967, para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
O autor foi o primeiro a fazer adaptações das fábulas para o público infantil. Andersen se preocupava com a transmissão de moral e de valores e, em razão disso, incluía uma lição de moral nas histórias. Ele escreveu mais de 150 histórias, sendo que entre suas obras mais conhecidas estão “A Roupa Nova do Rei” de 1837, “O Patinho Feio” de 1843 e “A pequena Sereia” de 1837.
O Dia Internacional do Livro Infantil tem o objetivo de o incentivar e conscientizar as pessoas a respeito da importância da leitura. O hábito de ler deve ser introduzido desde os primeiros anos de vida, pois a literatura infantil é a porta de entrada para o desenvolvimento do sentimento de prazer em ler. Além disso, esse tipo de literatura pode se tornar uma aliada como ferramenta de aprendizado, uma vez que, além de transmitir conhecimento, é uma fonte de valores éticos e morais.
A importância da leitura infantil está relacionada com o poder de estimular a mente e a criatividade. Dessa forma, as escolas possuem um papel importante ao incentivar os primeiros contatos das crianças com os livros. Esse contato faz com que as impressões e percepções do mundo se ampliem. A leitura em si contribui muito para a formação do ser humano. Além de proporcionar o conhecimento sobre assuntos específicos, melhora as habilidades da escrita, expande o vocabulário e desenvolve o pensamento crítico.
Nesse contexto, o Coletivo Leitor é uma iniciativa que tem como objetivo a disseminar a importância da leitura e da literatura para a formação dos alunos. Trata-se de um portal de conteúdos com a finalidade de orientar os educadores, oferecendo dicas de como trazer a literatura para a sala de aula, considerando a sua importância para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.
A par gostaría de celebrar tamanha importância dessa data. O Dia Internacional do Livro Infantil deve ser um motivo a mais para aumentar a consciência a respeito da relevância da leitura para a formação e o desenvolvimento das crianças.
Além desse dia, ainda comemoramos também o Dia Nacional do Livro (29/10) e o Dia do Livro Didático (27/02), outras datas que celebram a importância dessa fonte de conhecimento. Confira os artigos:
Assim como a literatura apresenta um papel significativo para a formação dos estudantes, os livros didáticos também são bastante relevantes para o processo de ensino. Eles funcionam como um guia para o educador ministrar as aulas, além de representar uma fonte confiável e apresentar uma sequência evolutiva dos conteúdos. Preparamos um e-book sobre o impacto do livro didático no processo pedagógico:
Qual a importância do livro para a sua escola? Deixe o seu comentário abaixo!