Por Amanda Viegas
20 de jul de 2018 ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é extremamente importante para os alunos que estão na última série do Ensino Médio, visto que é a principal forma de ingressar nas universidades de todo o país. Por esse motivo, as escolas têm o papel de auxiliar os estudantes na preparação para o exame.
Todas as disciplinas são importantes para que os alunos tenham a capacidade de realizar a prova com excelência, e com a Educação Física não é diferente. Quer saber mais sobre a Educação Física no ENEM? Continue lendo o artigo:
O ENEM avalia os alunos em 4 grandes áreas do conhecimento:
Dentro dessas grandes áreas podemos identificar, através da Matriz de Referência do ENEM, algumas habilidades que os alunos devem desenvolver. Cada grande área compreende habilidades específicas que devem ser trabalhadas em sala de aula.
A partir disso, dentro da grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podemos encontrar a Educação Física no ENEM. Na prova de Linguagens, realizada no primeiro dia de exame, juntamente com a prova de Ciências Humanas e Redação, são cobradas 45 questões. Entre elas, conteúdos de Educação Física.
A Matriz de Referência do ENEM descreve os “Objetivos de Conhecimento” associados às competências e habilidades exigidas dos alunos em cada grande área. Esses objetivos de conhecimento são os Conteúdos Programáticos de cada disciplina que são cobrados em cada questão para avaliar o conhecimento dos estudantes.
Dentro dessa estrutura, a Educação Física no ENEM tem os seguintes conteúdos cobrados em suas questões:
Os conteúdos mais cobrados sobre Educação Física no ENEM desde 2009 são:
As habilidades mais cobradas na disciplina de Educação Física no Exame, em ordem de relevância, são:
Ao analisar as habilidades previstas pelo ENEM para a disciplina de Educação Física, é possível notar que espera-se do aluno que ele consiga reconhecer e analisar.
A Educação Física no ENEM visa a fazer com que o aluno tenha a consciência de que a arte é uma expressão de cultura e identidade. Portanto, o Exame busca trazer de volta a bagagem cultural que o aluno adquiriu ao longo de sua formação. Além disso, ele deve ser capaz de fazer uma leitura crítica da linguagem cultural e de saber fazer uma manutenção da saúde de forma adequada.
Em sala de aula, o professor pode trazer exemplos de manifestações culturais e fazer relações com outras disciplinas. Isso pode ser feito por meio de vídeos, músicas, teatro, entre outros. Por meio disso, será possível que o estudante tenha um melhor desempenho no ENEM.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o ENEM, prevê que competências e habilidades sejam trabalhadas com os alunos. A Base se trata de um documento que rege o que deve ser ensinado para os alunos, de forma que as avaliações e exames nacionais serão influenciados por ela. Quer saber mais sobre a estrutura da BNCC? Baixe o nosso infográfico:
Como você enxerga a Educação Física no ENEM e na formação dos estudantes? Compartilhe nos comentários abaixo sua opinião sobre o assunto!