Enem 2020: Confira as principais informações sobre o Exame - par
  • Home
  • CGE
  • par Learning Book
  • Soluções
  • Blog
  • Cases
  • Contato
  • Fale com um especialista

    • Home
    • CGE
    • par Learning Book
    • Soluções
    • Blog
    • Cases
    • Contato
    • Fale com um especialista

    Enem 2020: Confira as principais informações sobre o Exame

    Home > Blog > ENEM > Enem 2020: Confira as principais informações sobre o Exame

    Por Nicolle Abreu

    19 de jan de 2021 ENEM

    COMPARTILHE:Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    O ano de 2020 está sendo marcado pelas mudanças decorrentes da pandemia mundial do novo coronavírus. Diversos setores de nossa sociedade foram obrigados a adaptar suas atividades, inclusive o educacional. Com a imprevisibilidade do momento, as escolas tiveram que adaptar suas atividades, seja transferindo-as para o ensino remoto ou adiantando as férias escolares.

    Essas mudanças demandam uma adaptação de todos os membros da comunidade escolar. Pais e responsáveis precisam conciliar sua rotina com as crianças em tempo integral em casa, além de auxiliar os jovens na realização das atividades propostas pela escola. Em contrapartida, os alunos precisam se readaptar e estabelecer uma nova rotina de estudos, enquanto professores e coordenadores ambientam-se ao mundo digital e buscam otimizar as atividades nesse contexto.

    Os desafios são muitos e, por isso, o principal exame nacional para ingresso em instituições de ensino superior também precisou se adaptar ao momento. Este artigo traz as últimas notícias sobre o Enem 2020. Confira!


    Errata no Exame Nacional do Ensino Médio 2019

    No dia 3 e 10 de novembro do ano passado foram aplicados o Exame Nacional do Ensino Médio e o resultado foi divulgado em 17 de janeiro de 2020. Contudo, alguns dos participantes relataram que haviam percebido discrepâncias acerca dos seus resultados após conferir os dados oficiais do Enem 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após revisar os resultados, solicitou que aqueles que tinham relatado erros, entrassem em contato através de um canal de atendimento desenvolvido para tal finalidade. Sendo assim, esses candidatos tiveram até a manhã do dia 20 de janeiro para enviar um e-mail ao Inep contendo o nome completo e o CPF.

    O Enem 2020

    Principal forma de ingresso nas instituições de Ensino Superior do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve suas primeiras notícias divulgadas durante uma conferência do Inep no dia 17 de janeiro. O Inep anunciou a data de aplicação do exame para os dias 1º e 8 de novembro.

    Enem digital

    2020 também é o primeiro ano de aplicação do Enem digital. Essa versão é o piloto de um projeto que visa tornar o Enem 100% digital até 2026. Com data diferente da versão analógica, sua aplicação é prevista para os dias 22 e 29 de novembro.

    Esse modelo vinha sendo discutido pelo MEC desde 2015. Dentre muitos benefícios dessa versão, a principal vantagem está na expansão de recursos, como explorar funcionalidades como gráficos, animações e vídeos. Além disso, o Enem digital seria uma maneira mais amigável de aplicar a prova para os nascidos na era digital.

    Prorrogação do prazo de inscrição do Enem 2020

    Com prazo inicial até às 23:59 do dia 22 de maio, as inscrições do Enem 2020 foram prorrogadas até o dia 27 do mesmo mês. O Inep divulgou em suas redes sociais:

    “Os participantes do Enem 2020 terão mais cinco dias para se inscrever no exame. O novo prazo será até às 23h59 da próxima quarta-feira, 27 de maio. Após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês.”

    A justificativa para essa mudança está na dificuldade de acesso à internet de parte dos estudantes da rede pública de ensino, já que estão afastados das escolas devido à pandemia. Além disso, alguns estudantes relataram instabilidade no portal de inscrição, o que impossibilitava o processo. Dessa forma, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se reuniram com o Inep e decidiram pela prorrogação dos prazos.

    Adiamento do Enem 2020

    Com todas as mudanças no contexto educacional ocasionadas pelo COVID-19, algumas perdas metodológicas e conteudistas são inevitáveis. Pensando nesse contexto, o pedido pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 é compreensível. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conjuntamente ao Ministério da Educação (MEC), anunciou oficialmente no dia 20 de maio o adiamento do exame.

    O Inep, que já havia adiado a versão digital da prova que antes aconteceria no mês de outubro, emitiu através de seu portal oficial e redes sociais a seguinte nota:

    “Atentos às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.”

    Próximos passos

    Para decidir a nova data do Enem 2020, os órgãos responsáveis afirmaram que uma pesquisa será feita com os candidatos do Exame no final do mês de junho, para especular sobre a melhor data para a realização da prova:

    “Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 de sexta-feira, 22 de maio.”

    Após a emissão da nota o MEC e o Inep divulgaram a prorrogação do prazo de inscrição até o dia 27 de maio. Todas as informações oficiais serão divulgadas na Página do Participante, além de portais e redes sociais do Inep e do MEC.

    Pesquisa para a nova data

    No dia 20 de junho até o dia 30, estará em aberto a enquete para a escolha das novas datas do ENEM 2020. Ressaltando que a participação é opção, mas somente candidatos do Exame podem votar. Para isso, basta acessar à Página do Participante, utilizando o CPF e senha cadastrada, e escolher dentre as datas disponibilizadas:

    enem 2020

    Fonte: Página do Participante INEP.

    Novas datas do ENEM 2020

    Após algumas especulações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) juntamente com o Ministério da Educação (MEC), anunciaram em uma coletiva que as novas datas de aplicação do Exame! A versão impressa do exame será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

    Estado de Emergência e suspensão do Exame no Amazonas

    Estado de emergência devido ao alto nível de contágio da COVID- 19 no Amazonas acarreta suspensão da aplicação do ENEM. O Governo Federal tenta manter a realização do exame nos dias 17 e 24 de janeiro. Entretanto, com o colapso do sistema de saúde e recordes de internações, não houve alterações na decisão da justiça. 

    Mais de 160 mil estudantes amazonenses se inscreveram para o ENEM 2020. Esses alunos ainda não sabem quando poderão realizar a prova. Apesar da decisão de que a prova deve ser reaplicada para os estados que suspenderem a aplicação do Enem nos dias 17 e 24 de janeiro, o Inep não garante a reaplicação das provas. O presidente do Instituto ainda afirma que as datas de reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro não poderão encaixar casos específicos como o ocorrido no Amazonas!

    Balanço do primeiro dia do ENEM

    No dia 17 de janeiro de 2021 ocorreu o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. Como citado anteriormente, no estado do Amazonas houve o adiamento da prova. Além disso, outras duas cidades da Rondônia suspenderam o ENEM por razões ligadas à pandemia. Diversos outros candidatos de mais de 11 locais não conseguiram fazer a prova por motivo de lotação nas salas. 

    O Exame teve 5,78 milhões de candidatos inscritos, desses, 5,6 milhões eram esperados para a prova impressa e 96 mil para o exame digital em outras datas (31 de janeiro e 7 de fevereiro). O tema da redação, foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

    O Inep anunciou que taxa de abstenções foi acima de 50%, maior percentual da história. Não se sabe ao certo o motivo de desistência desses candidatos, mas vale ressaltar que os alunos podem pedir a reaplicação do exame a partir do dia 25 de janeiro, aqueles que apresentaram sintomas do coronavírus. Como comumente ocorre, alguns candidatos foram eliminados por não seguirem as especificações do edital. Neste ano foram 2.967 participantes eliminados por portar equipamentos digitais ou saírem da sala antes do horário permitido.  

    Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio:

    Vale ressaltar que a preparação para o Exame deve acontecer com bastante antecedência, já que o conteúdo é extenso. Além de aprender o conteúdo lecionado, se faz necessário o treino por meio da prática de exercícios. Uma boa maneira de fazer isso, é através da aplicação de simulados ENEM com a correção TRI.

    Outro ponto importante é compreender o cenário atual e buscar formas de readaptar ao contexto. A adaptação para esse momento acontece com cautela e as escolas buscam cada vez mais reestruturar suas práticas de modo a reduzir os danos causados pela pandemia. Uma das maneiras de manter a qualidade da educação é se atentar aos objetivos e direcionamentos estabelecidos pelo Plano Nacional da Educação (PNE). Pensando nisso, preparamos um guia completo com todas as metas e avanços do PNE. Baixe-o gratuitamente:

    COMPARTILHE:Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    Leia Também:

    5 dicas para promover atividades interdisciplinares
    A interdisciplinaridade é um assunto muito presente nas discussões sobre...
    Como trabalhar as habilidades do ENEM em sala de aula
    Desde 2009, a prova do ENEM sofreu várias alterações importantes,...

    Conteúdos relacionados

    A importância dos simulados ENEM com correção TRI Baixar
    Guia Definitivo da TRI para educadores Baixar

    Não perca nenhum post

    Receba novos posts na sua caixa de e-mail.

      • Home
      • CGE
      • Blog
      • Soluções
      • Materiais Educativos
      • Cases
      • Contato
      • Fale com um especialista
        Portal para escolas par >

      Fale com um
      especialista

      Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.

        Aceito receber um contato do especialista da par por Whatsapp