Escola digital: como é a escola do futuro? - Par

Escola digital: como é a escola do futuro?

Por Nicolle Abreu

27 de out de 2021 Escola

Os métodos tradicionais de ensino têm se mostrado defasados. Isso, porque, em um mundo altamente conectado, onde os alunos têm acesso à informação na palma da mão, é difícil agregar significado às práticas pedagógicas em sala de aula para os discentes. Os estudantes estão constantemente se perguntando os reais significados do aprendizado nesse contexto, e, diante disso, é preciso inovar para que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente eficiente. 

Para isso, a escola digital pode ser a saída. O uso de metodologias que mesclam o digital ao analógico, como o ensino híbrido, a incorporação das plataformas educacionais e, principalmente, a compreensão de que a tecnologia pode ser uma aliada revolucionam todos os dias os modos de ensinar. Neste artigo, você vai conferir o que é a escola digital e como ela pode ser incorporada no dia a da das instituições. Boa leitura! 

As vantagens da escola digital 

Com intuito pedagógico, a escola digital busca incluir as ferramentas tecnológicas no dia a dia escolar. Essa é uma estratégia interessante para aproximar a realidade dos estudantes às práticas escolares. E, com essa estratégia, podemos observar diversos benefícios para toda a comunidade acadêmica, principalmente no engajamento dos alunos em sala de aula. Listamos e explicamos a seguir três desses benefícios. 

Ressignificação das práticas pedagógicas 

A inclusão de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas é uma maneira de atualizar os métodos e consequentemente ressignificá-los. Aqui, é importante ressaltar que a tecnologia não é capaz de transformar as práticas isoladamente.  

Trata-se de um trabalho bem estruturado, que depende, e muito, da maneira com que o professor contextualiza seu uso. Isso, porque os alunos já utilizam essas ferramentas em seu dia a dia; portanto, é preciso que eles compreendam a importância da criticidade ao incorporar os meios digitais em sua rotina escolar.  

Desse modo, o uso de tablets, lousas digitais, celulares e notebooks, dentro ou fora da sala de aula, permite que as metodologias de ensino ganhem novos ares. Com as ferramentas digitais, os professores são capazes de explorar conteúdos em diversos formatos audiovisuais, tornando as aulas, presenciais ou online, mais atraentes e engajantes.  

Intervenções pedagógicas em tempo real 

O uso das plataformas educacionais também permite que as intervenções pedagógicas sejam muito mais eficientes. No modelo de ensino tradicional, em que o desempenho dos alunos é acompanhado por avaliações somativas ao final de cada etapa do ano escolar (bimestre, trimestre etc.), as intervenções só podem ser aplicadas após a conclusão da etapa, quando todo o conteúdo correspondente àquele momento já foi aplicado.  

Por isso, muitas vezes, nada é feito para sanar o déficit identificado ou, quando algo é feito, o planejamento feito para o ano letivo é prejudicado. Ou seja, isso evidencia a importância de as intervenções serem aplicadas em tempo real. Nesse sentido, as plataformas educacionais disponibilizam relatórios em uma periodicidade que atende à demanda de intervenções durante a etapa. Com esses relatórios, o corpo docente consegue planejar como agir assim que a defasagem é detectada. Por exemplo, se os alunos realizam uma atividade de história sobre a Revolução Francesa, e os relatórios indicam que a maioria da turma não assimilou o conteúdo como esperado, é possível adequar o planejamento das aulas seguintes para encaixar a revisão/reforço do assunto. Esse tipo de intervenção imediata não é possível quando os alunos só são avaliados ao final da etapa. 

Despertar do interesse pela escola 

Como vimos, no contexto atual, despertar o interesse dos alunos pela escola é uma tarefa cada vez mais complicada. Com a facilidade de acesso às informações a qualquer momento, fica difícil para o professor competir, munido apenas das estratégias do modelo tradicional de aula. E, diante de tantos estímulos, lidar com alunos dispersos durante as aulas torna-se algo comum para os docentes.  

Por isso, quando a escola opta por incorporar ferramentas tecnológicas pertinentes em sala de aula, as práticas pedagógicas se tornam mais interessantes e engajam mais as turmas. Portanto, trata-se de mais um dos benefícios da ressignificação das práticas da escola. 

Conheça o Plurall e a revolução da escola digital 

Como você pôde ver, a inserção das tecnologias digitais no dia a dia escolar pode oferecer diversos benefícios às escolas. O Plurall, a plataforma educacional da par, é a prova de que a revolução digital em sala de aula é eficaz.  

O Plurall é uma plataforma de estudos e ensino online. A solução inovadora acompanha os alunos 24 horas por dia, podendo ser acessada por diferentes dispositivos como tablets, celulares e computadores. Nela os alunos podem acessar os materiais didáticos online, listas de exercícios, videoaulas e plantão de dúvidas com uma equipe pedagógica especializada. Em suas últimas atualizações, com todas as dificuldades enfrentadas pelas escolas durante a pandemia, o Plurall também possibilitou a realização de aulas síncronas para garantir que as escolas pudessem manter suas atividades mesmo que de maneira remota.  

Além disso, o Plurall oferece relatórios de desempenho completos que oferecem uma visão clara dos pontos a serem trabalhados em sala de aula. Esses relatórios permitem analisar as principais dificuldades de cada um dos alunos e o desempenho das turmas, até por segmento, permitindo a criação de atividades de revisão personalizadas e eficientes.  

par Learning Book: a democratização das práticas pedagógicas 

Que o Plurall já é um sucesso, todas as escolas parceiras da par podem confirmar. Contudo, a par, em conjunto com a SOMOS Educação, compreende que o futuro da educação está justamente em aperfeiçoar as práticas diariamente.  

Por isso, em 2020, a par lançou o par Learning Book, um Chromebook que visa entregar, de forma simples, completa e inovadora, todos os conteúdos pedagógicos em um só lugar. É uma maneira simples de democratizar o acesso ao ensino e garantir que as práticas pedagógicas sejam aproveitadas da melhor maneira possível. 

Para você entender melhor o que é o par Learning Book, preparamos um material completo sobre o assunto. Baixe gratuitamente e descubra como a escola digital pode levar a sua instituição para o futuro da educação.  


Fale com um
especialista

Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.

    Aceito receber um contato do especialista da par por Whatsapp