Família e escola: saiba como aproximar os pais da instituição | par
  • Home
  • CGE
  • par Learning Book
  • Soluções
  • Blog
  • Cases
  • Contato
  • Fale com um especialista

    • Home
    • CGE
    • par Learning Book
    • Soluções
    • Blog
    • Cases
    • Contato
    • Fale com um especialista

    Família e escola: saiba como aproximar os pais da instituição

    Home > Blog > Escola e família > Família e escola: saiba como aproximar os pais da instituição

    Por Betina Ribeiro

    28 de jun de 2019 Escola e família

    COMPARTILHE:Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    O bom relacionamento entre a família e a escola é uma preocupação comum às instituições de ensino. Além de impactar positivamente no desenvolvimento dos estudantes, isso garante a satisfação das famílias e influencia na retenção de alunos.

    No entanto, o atarefado dia a dia de pais e responsáveis pode ser um desafio para a aproximação das famílias e a escola. Por isso, é fundamental que a instituição busque ações que consigam superar esse impasse e trazer os pais para mais perto do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

    Preparamos este artigo com dicas de como aproximar a família da escola. Confira!


    Dicas para aproximar a família da escola

    Uma série de ações podem ser feitas visando a aproximação da família com a escola. Leia abaixo algumas dicas que podem ajudar a aprimorar essa relação.

    Apresente os projetos e planos pedagógicos

    Transparência e clareza são aspectos fundamentais na relação entre família e escola. Uma maneira de estimular esses valores é por meio da apresentação dos projetos e planos pedagógicos para as famílias. Assim, pais e responsáveis conseguem compreender melhor e acompanhar mais de perto o que os estudantes vivenciam no dia a dia na escola.

    Reuniões periódicas

    As reuniões de pais e responsáveis podem acontecer em diversos momentos do ano letivo. No início do ano, são importantes para comunicar mudanças em relação ao ano anterior e para alinhar expectativas para o ano que se inicia. Além disso, o calendário escolar é divulgado e datas e eventos importantes são comunicados às famílias. Durante o ano letivo, as reuniões servem para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ao final do ano, feedbacks podem ser coletados a fim de planejar um ano letivo mais proveitoso para o ano seguinte.

    Festas e eventos para a família

    Datas comemorativas são excelentes oportunidades para trazer a família para a instituição de ensino. A escola pode promover festas e eventos como festa junina, dia dos pais e das mães, carnaval, páscoa, halloween e festa da família.

    Feiras e exposições de trabalhos

    Outro tipo de evento que promove a aproximação da família com a escola são feiras – como feira de ciências, de cultura ou literária – e exposições de trabalhos. Os alunos são divididos em grupos e organizam apresentações do tema pesquisado enquanto pais e responsáveis transitam pela escola ouvindo os diversos assuntos de trabalhos desenvolvidos pelos jovens.

    Atividades desportivas

    O esporte é, desde sempre, um meio de integração entre as pessoas. Por que não explorar isso a favor da relação família e escola? A instituição de ensino pode promover olimpíadas e campeonatos esportivos envolvendo pais e responsáveis, alunos, professores e demais funcionários.

    Além disso, eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos podem ser explorados nos anos de suas realizações através de uma feira de cultura: as turmas da escola são divididas nas delegações participantes desses eventos e ficam responsáveis por organizarem apresentações sobre os países, envolvendo comidas típicas, manifestações culturais como dança e música, arte, literatura, aspectos climáticos e geopolíticos.

    Palestras e debates

    A instituição de ensino pode promover palestras e debates sobre assuntos de interesse das famílias, relacionados ou não diretamente à educação dos alunos. Ainda, as famílias podem muito contribuir nesse momento. Pais e responsáveis dos estudantes exercem variadas profissões e possuem diversos conhecimentos que podem agregar bastante ao ambiente escolar. Sendo assim, a escola pode convidá-los para palestrar ou mediar debates.

    Redes Sociais

    As redes sociais da escola ajudam a manter o contato com a família do aluno. A instituição pode explorar conteúdos educativos e relevantes em formato de texto, imagem ou vídeo. Ainda é possível realizar publicações que promovam o engajamento dos familiares, com perguntas ou enquetes a serem respondidas por eles. Além disso, as redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar os eventos que acontecerão na escola.

    Comunicação através de ferramentas

    A tecnologia pode e deve ser utilizada a favor da comunicação entre família e escola. Comunicados que antes eram enviados por meio da agenda dos alunos podem ser transferidos para ferramentas como e-mail, redes sociais e plataformas que permitam esse diálogo. Assim, a comunicação se torna mais rápida e efetiva.

    A importância da relação família e escola

    A relação família e escola é benéfica tanto para o discente e sua família quanto para a instituição. A presença da dos familiares na escola é importante a fim de que pais e responsáveis tenham ciência do que está sendo trabalhado com os alunos e possam, assim, potencializar o desenvolvimento dos estudantes em casa. Assim, eles conseguem, ainda, identificar melhor as dificuldades dos jovens e promover uma intervenção junto à escola. Para a escola, essa relação fornece informações valiosas sobre os alunos, uma vez que as famílias são quem mais conhecem os alunos e seus pontos fortes e de melhoria.

    Conclusão

    A relação família e escola é uma parceria que dá certo, promovendo resultados muito positivos para o desenvolvimento do aluno. Sendo de extrema importância para todos os envolvidos, existem uma série de ações que a escola pode realizar a fim de potencializar e melhorar o relacionamento com pais e responsáveis. Contudo, é fundamental que esse vínculo seja construído com transparência e clareza e que um canal aberto de comunicação seja estabelecido, permitindo que feedbacks construtivos sejam dados dos dois lados.

    Quer saber mais sobre como melhorar o relacionamento entre família e escola? Baixe o infográfico gratuito:

    cta-familia-e-escola

    Que ações sua escola busca para aproximar a família dos alunos? Comente!

    COMPARTILHE:Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    Leia Também:

    6 dicas para dar feedback construtivo para pais e professores
    Em tradução literal, feedback significa realimentar, dar retorno ou resposta....
    5 dicas para explorar a festa junina como prática pedagógica
    As festividades de junho e julho mobilizam grandes esforços de...

    Conteúdos relacionados

    Bate-papo: Entrevista com Henrique Porto sobre a formação do aluno para o século XXI Baixar
    Como estruturar o marketing escolar Baixar

    Não perca nenhum post

    Receba novos posts na sua caixa de e-mail.

      • Home
      • CGE
      • Blog
      • Soluções
      • Materiais Educativos
      • Cases
      • Contato
      • Fale com um especialista
        Portal para escolas par >

      Fale com um
      especialista

      Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.

        Aceito receber um contato do especialista da par por Whatsapp