Família e escola: saiba como aproximar os pais e a instituição | par

Família e escola: saiba como aproximar os pais e a instituição

Por Nicolle Abreu

16 de set de 2021 Escola e família

O bom relacionamento entre a família e a escola é uma preocupação comum às instituições de ensino. Além de impactar positivamente no desenvolvimento dos estudantes, isso garante a satisfação das famílias e influencia na retenção de alunos.  

No entanto o atarefado dia a dia de pais e responsáveis pode ser um desafio para a aproximação das famílias e da escola. Por isso, é fundamental que a instituição busque ações que consigam superar esse impasse e trazer as famílias para mais perto do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes

Preparamos este artigo com dicas de como aproximar a família da escola. Confira! 

Dicas para aproximar a família da escola 

Uma série de ações podem ser feitas visando a aproximação da família com a escola. Leia abaixo algumas dicas que podem ajudar a aprimorar essa relação. 

Apresente os projetos e planos pedagógicos 

Transparência e clareza são aspectos fundamentais na relação entre família e escola. Uma maneira de estimular esses valores é por meio da apresentação dos projetos e planos pedagógicos. Assim, pais e responsáveis conseguem compreender melhor e acompanhar mais de perto o que os estudantes vivenciam no dia a dia na escola

Realize reuniões periódicas 

As reuniões de pais e responsáveis podem acontecer em diversos momentos do ano letivo. No início do ano, elas são importantes para comunicar mudanças em relação ao ano anterior e para alinhar expectativas para o ano que se inicia. Além disso, é nessa oportunidade que o calendário escolar pode ser divulgado e datas e eventos importantes comunicados às famílias.  

Já durante o ano letivo, as reuniões servem para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. E, ao final do ano, feedbacks dos pais e responsáveis podem ser coletados a fim de planejar um ano letivo mais proveitoso para o ciclo seguinte. 

Organize festas e eventos para a família 

Datas comemorativas são excelentes oportunidades para trazer a família para dentro da instituição de ensino. A escola pode promover festas e eventos como Festa Junina, Carnaval, Páscoa, Halloween e, claro, a Festa da Família.  

Essas e outras datas podem ajudar a promover a participação dos alunos em atividades fora da rotina de estudos e a integração das famílias com a equipe escolar. 

Proponha feiras e exposições de trabalhos 

Outro tipo de evento que promove a aproximação da família com a escola são feiras – como feira de ciências, de cultura ou literária – e exposições de trabalhos. Os alunos são divididos em grupos e organizam apresentações do tema pesquisado enquanto pais e responsáveis transitam pela escola ouvindo os diversos assuntos de trabalhos desenvolvidos pelos jovens. 

É uma excelente oportunidade de integração durante o ano letivo. Nesses eventos, a família tem a oportunidade de ter contato com o trabalho que está sendo desenvolvido pelos professores com os alunos.  

Promova atividades desportivas 

O esporte é desde sempre um meio de integração entre as pessoas. Por que não explorar isso a favor da relação família e escola? A instituição de ensino pode promover olimpíadas e campeonatos esportivos envolvendo pais e responsáveis, alunos, professores e demais funcionários.  

Além disso, eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos podem ser explorados nos anos de suas realizações por meio de uma feira de cultura: as turmas da escola são divididas nas delegações participantes desses eventos e ficam responsáveis por organizarem apresentações sobre os países, envolvendo comidas típicas, manifestações culturais como dança e música, arte, literatura, aspectos climáticos e geopolíticos. 

Planeje palestras e debates 

A instituição de ensino pode promover palestras e debates sobre assuntos de interesse das famílias, relacionados ou não diretamente à educação dos alunos. Ainda, as famílias podem contribuir muito nesses momentos.  

Pais e responsáveis dos estudantes exercem variadas profissões e possuem diversos conhecimentos que podem agregar bastante ao ambiente escolar. Sendo assim, a escola pode convidá-los para palestrar ou para mediar debates

Engaje-se nas redes sociais 

As redes sociais da escola ajudam a manter o contato com a família do aluno. A instituição pode explorar conteúdos educativos e relevantes em formato de texto, imagem ou vídeo. Ainda é possível realizar publicações que promovam o engajamento dos familiares, com perguntas ou enquetes a serem respondidas por eles. Além disso, as redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar as novidades e os eventos que acontecerão na escola

A tecnologia pode e deve ser utilizada a favor da comunicação entre família e escola. Comunicados que antes eram enviados por meio da agenda dos alunos podem ser transferidos para ferramentas como e-mail, redes sociais e plataformas que permitam esse diálogo. Assim, a comunicação se torna mais rápida e efetiva

A importância da relação família e escola 

A relação família e escola é benéfica tanto para o discente e sua família quanto para a instituição. A presença dos familiares na escola é importante para que pais e responsáveis tenham ciência do que está sendo trabalhado com os alunos e possam potencializar o desenvolvimento dos estudantes em casa. Assim, eles também conseguem identificar melhor as dificuldades dos jovens e promover uma intervenção junto à escola.  

Para a escola, essa relação fornece informações valiosas sobre os alunos, uma vez que as famílias são quem mais conhecem os alunos e seus pontos fortes e de melhoria. 

A relação família e escola é uma parceria que dá certo e promove resultados muito positivos para o desenvolvimento do aluno. Sendo de extrema importância para todos os envolvidos, conforme vimos, existe uma série de ações que a escola pode realizar a fim de potencializar e melhorar o relacionamento com pais e responsáveis.  

Contudo é fundamental que esse vínculo seja construído com transparência e clareza e que um canal aberto de comunicação seja estabelecido, permitindo que feedbacks construtivos sejam dados pelos dois lados. 

Quer saber mais sobre como melhorar o relacionamento entre família e escola? Baixe o infográfico gratuito: 

cta-familia-e-escola

Que ações sua escola busca para aproximar a família dos alunos? Comente!


Fale com um
especialista

Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.

    Aceito receber um contato do especialista da par por Whatsapp