Por Betina Ribeiro
9 de ago de 2019 Escola
O bom relacionamento entre família e escola apresenta diversos benefícios para o desenvolvimento dos discentes. Além dos jovens se sentirem mais seguros diante dessa parceria, problemas podem ser melhor solucionados com o apoio dos pais e responsáveis. O coordenador pedagógico atua como um importante elo entre esses dois agentes.
Preparamos este artigo sobre o papel do coordenador na relação entre a escola e a família. Confira!
O coordenador pedagógico é de extrema importância na relação entre a escola e a família e é o responsável por fazer essa ponte. Essa relação deve estar em sintonia para o melhor desenvolvimento do estudante.
Cabe à coordenação apresentar às famílias a escola, suas propostas e o que pretende no que diz respeito à formação dos alunos. Além disso, deve reforçar a importância e buscar o alinhamento de decisões que têm como objetivo o melhor desenvolvimento dos jovens. Esse alinhamento, no entanto, deve ressaltar as especificidades de cada aluno, estando sempre aberto a adaptações.
O profissional tem o papel de mediar as dificuldades encontradas pelos estudantes, estabelecendo uma relação de parceria com os professores e as famílias. Para isso, é importante investir na comunicação da instituição com as famílias. Isso pode ser feito explorando as redes sociais da escola e até utilizando plataformas que tenham essa funcionalidade. O mais importante é estabelecer um canal de comunicação aberto aos dois lados em que corpo docente e família sintam-se confortáveis para dividir suas dificuldades.
O vínculo entre família e escola é estabelecido de forma mais sólida quando a presença de pais e responsáveis na escola não se limita à resolução de problemas. Eventos escolares são muito eficazes no estabelecimento desse vínculo, já que é o momento que pais e responsáveis conseguem participar significativamente das atividades escolares das crianças e jovens. Uma maneira de estabelecer esse vínculo de forma mais informal é estar presente nos momentos de entrada e saída dos estudantes da instituição.
A transparência no que diz respeito aos projetos e planos pedagógicos se dá pela apresentação às famílias, que conseguem acompanhar mais de perto o que os alunos vivenciam no dia a dia da escola. Além disso, a coordenação é responsável pelas reuniões periódicas de pais e responsáveis, que são de extrema importância para comunicar mudanças, alinhar expectativas quanto aos trabalhos desenvolvidos na instituição e acompanhar o progresso dos estudantes.
Como o coordenador pedagógico tem como função o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, ele se torna responsável por comunicar às famílias os desafios e conquistas desse processo, já que o envolvimento de pais e responsáveis na educação promove muitos benefícios.
O coordenador pedagógico é o principal agente de integração entre a escola e a família. Responsável por comunicar dificuldades e desafios que os alunos enfrentam às famílias, ele acompanha o processo de ensino-aprendizagem de forma próxima, auxiliando os professores em sua prática.
O coordenador pedagógico e a família devem agir em conjunto com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes. A família, quando presente na vida escolar do estudante, tem muito a contribuir, já que essa presença melhora o desempenho das crianças e jovens.
Preparamos um infográfico sobre como melhorar o relacionamento entre escola e família, confira:
Quais ações sua escola faz para melhorar o relacionamento com as famílias? Comente!