Por Amanda Viegas
10 de dez de 2019 Parceria
Em um contexto de ensino arcaico, estudar era sinônimo de livros, silêncio e altíssima concentração. Além disso, o celular, computador e outras ferramentas tecnológicas eram considerados distratores do aprendizado. Contudo, o cenário educacional está se modificando cada vez mais e a tecnologia vem se tornando uma aliada no processo de ensino-aprendizagem.
Ainda que muitos gestores e professores tenham mais resistência a aderir essas novas práticas pedagógicas em sua didática, o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula se mostra bastante benéfica para o aprendizado. A utilização desses recursos pode levar a um diferencial tanto no engajamento, quanto na aprendizagem ativa e no estudo personalizado, que leva em consideração as necessidades específicas de cada estudante. Um fato não deve ser ignorado pela escola: os alunos contemporâneos estão imersos no mundo digital desde que nasceram.
Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de uso da tecnologia em sala de aula, qual a melhor forma de aplicá-las e por que elas podem ser fundamentais nos processos pedagógicos da escola. Confira!
Algumas das ferramentas tecnológicas que podem auxiliar o docente no seu contexto educacional são bastante simples de serem usadas e não requerem mudanças drásticas na dinâmica comum de sala de aula. Confira a seguir alguns exemplos:
Passar filmes para serem assistidos em sala de aula é uma prática consolidada e adotada por muitos docentes, independentemente de seu nível de proximidade com a tecnologia, mas que pode ser ainda mais aprimorada. Uma outra ferramenta grátis, simples de usar e que, em geral, é adorada pelos alunos é o YouTube. Por lá, há videoaulas, filmes, documentários e uma série de vídeos de todos os tipos que podem se ajustar às suas finalidades pedagógicas.
O uso de vídeos nos processos pedagógicos pode ajudar também os alunos a diminuírem suas dificuldades de aprendizagem. Aqueles que tiverem alguma dúvida, ou até mesmo quiserem aprofundar nos conteúdos estudados, podem buscar os vídeos específicos que os ajudarão naquele assunto, como uma forma de complementar o estudo em sala de aula com o professor.
As redes sociais já foram, por muito tempo, consideradas prejudiciais para a concentração e estudo. Entretanto, é possível ressignificar o uso que os estudantes fazem dessas ferramentas. O primeiro passo para isso é inserir o contexto escolar no uso diário dos aplicativos, como por exemplo, a criação de grupos da sala no WhatsApp e em redes sociais como o Facebook.
Por meio das redes sociais, os alunos e professores se aproximam, além de ajudar a agilizar a notificação de trabalhos e outras atividades, bem como podem ser um espaço de compartilhamento de materiais de estudo e que ajudam os estudantes a tirarem rápido as próprias dúvidas.
Outro aspecto relevante que as redes sociais podem trazer é a possibilidade de estimular os discentes a acompanharem páginas confiáveis de conteúdo didático. Há muitos perfis em redes sociais (como no Instagram, por exemplo) que fazem posts curiosos e educativos e podem ser boas opções para os estudantes seguirem.
Além disso, as redes sociais são também um campo amplo de aprendizado em vários sentidos. Os alunos podem usar suas ferramentas para criar projetos próprios, como páginas próprias nas redes em que possam desenvolver algum tipo de portfólio, blogs temáticos das disciplinas, entre outros.
Gamificação é uma das grandes tendências da tecnologia aplicada à educação. Ainda que a tecnologia, por si só, não seja a base desta prática pedagógica, a união das duas pode ser excelente para dinamizar ainda mais o processo. Trata-se de aplicar a lógica dos games em sala de aula: competição saudável, pontuação a partir de acertos, recompensas.
Uma possibilidade para a aplicação da gamificação é criar quizzes em sala de aula, ou outros tipos de jogos que envolvem o uso de outras ferramentas tecnológicas, como vídeos, redes sociais, entre outros. Bem utilizada, a gamificação é uma das melhores práticas para manter os alunos engajados e para o desenvolvimento de habilidades sociais.
Se houver a possibilidade desse tipo de investimento na escola, o uso de livros digitais se mostra extremamente útil para a criação do hábito de leitura, principalmente por ser uma maneira prática de carregar livros sem lidar com o peso na mochila. Na sala de aula, em especial, além desse estímulo há também a possibilidade de oferecer uma experiência de leitura muito mais interativa e interessante.
Os leitores digitais têm funcionalidades que permitem textos interativos, com acesso a mapas, links, ilustrações, além de oferecer dicionário integrado e outras possibilidades de elementos audiovisuais.
A aplicação de simulados online é um método prático de obter resultados imediatos, podendo ser usado de forma ampla dentro da sala de aula. Uma prova online em que o estudante consiga ver em tempo real seus erros e acertos ajuda a mapear quais são os assuntos mais defasados e os que já estão caminhando bem para cada estudante.
Além disso, o uso desses simulados pode gerar relatórios detalhados dos acertos e erros da turma, o que ajudará o professor a diagnosticar os temas aos quais deve se dedicar mais e reforçar com a turma. Para além disso, há também a economia de tempo na correção das provas.
Os dispositivos móveis possuem um grande valor no que se diz respeito a permitir um rápido acesso à informação. As práticas pedagógicas podem ganhar muito se o professor permite que os alunos acessem a internet para fazer pesquisas, tirar dúvidas, buscar exemplos, fazer anotações, etc.
Uma das possibilidades é justamente deixar que os alunos explorem o aparelho e as possibilidades que ele traz, mas de forma mediada para não haver perda de concentração no tema da aula. Estimular esse uso consciente pode aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos e torná-los mais autônomos, à medida que eles podem pesquisar as próprias dúvidas em tempo real.
A inclusão de ferramentas tecnológicas no contexto escolar tem muito a contribuir e complementar as práticas pedagógicas. O uso de celulares, tablets, computadores, entre outros dispositivos digitais, é uma maneira de expandir o acesso à informação de forma instantânea e aumentar o contato dos alunos com as disciplinas além do que é ministrado em sala de aula.
Na medida em que as transformações tecnologias e sociais vem acontecendo, a dinâmica e o contexto escolar, também se modificam. As novas metodologias de ensino que estão surgindo e se alterando, estabelecem uma correlação com a aplicação da tecnologia na educação. A utilização de ferramentas tecnológicas é, portando, uma forma de complementar as práticas pedagógicas, e um exemplo disso são os Objetos Educacionais Digitais (OEDS), que são um complemento ao uso do livro didático na sua versão digital. Para exemplificar o que são de fato os OEDS e quais os seus benefícios, preparamos um material sobre a temática: