Por Amanda Viegas
15 de fev de 2019 Formação continuada
As informações estão chegando e se alterando muito rapidamente, de forma que se manter atualizado, em qualquer área de atuação profissional, tem se tornado um desafio cada vez maior. Considerando o contexto educacional, manter-se por dentro das novidades e tendências é especialmente importante para atualizar as práticas pedagógicas e mantê-las em sintonia com as demandas da sociedade no que diz respeito ao desenvolvimento dos estudantes.
O educador em formação ininterrupta e atualizado vai além de ensinar os conteúdos e torna-se um facilitador e orientador do aprendizado. Nesse contexto, o coordenador escolar atua não apenas na gestão da escola, mas também é responsável pela integração de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, assegurando que todos tenham as melhores condições de aprender e de ensinar.
Preparamos este artigo para mostrar como a formação continuada pode auxiliar o coordenador pedagógico a se adaptar mais facilmente às mudanças que ocorrem no contexto educacional e a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola. Confira!
A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho do corpo docente. Isso porque é importante que, além de se manter atualizando sobre os acontecimentos, o educador procure entender e implementar novas práticas e tendências educacionais em favor do aprendizado.
Essa prática pode contribuir com todos os âmbitos da instituição, desde do aprimoramento dos aspectos pedagógicos até a resolução de conflitos e dificuldades na comunidade escolar. Isso porque, a formação continuada ajuda a equipe escolar a se preparar melhorar para lidar com problemas e também melhorar o relacionamento com as famílias.
Entre suas funções, o coordenador escolar tem como papel fundamental ser um formador permanente de professores capacitados, garantindo um constante aprimoramento das práticas pedagógicas. Para tal, é importante que, antes de exigir ou orientar a formação continuada dos docentes, o próprio profissional pedagógico mantenha-se constantemente atualizado. Nesse sentido, o coordenador deve realizar as articulações em prol da melhoria do aprendizado, assim como deve estar a par das transformações da realidade educacional.
Muitas vezes, em meio à correria da rotina escolar, o coordenador pode acabar se dedicando mais à resolução de conflitos e assuntos urgentes entre os alunos, responsáveis e professores, afastando-se da entrega pedagógica.
Nesse contexto, é importante que esse profissional seja capaz de analisar suas ações diárias, identificando os pontos que necessitam ser aperfeiçoados e buscando a formação adequada.
O primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher uma temática para formação continuada é a adequação do projeto em relação à proposta pedagógica da escola. É importante que todo o planejamento por trás do programa de formação considere as diretrizes e o perfil da instituição de ensino.
Ao implementar um aprimoramento constante, partindo do próprio coordenador, ele se torna uma referência para desenvolver uma cultura que prioriza a formação continuada na escola. Nessa realidade, o objetivo é melhorar sempre a qualidade do ensino e oferecer práticas pedagógicas sempre atualizadas de acordo com as tendências e novidades relevantes.
A fim de buscar temáticas para colocar esse projeto em prática, o coordenador pode observar as aulas e propor melhorias e sugestões a partir delas, pode apoiar os professores na busca por novas metodologias de ensino, e além disso, pesquisar novas formas de avaliar e acompanhar o desempenho dos alunos.
A formação continuada do coordenador é muito importante para que ele exerça uma liderança pedagógica na escola, colocando-se como um exemplo para os professores e auxiliando-os na sua capacitação contínua e aprimoramento constante. Além disso, a formação continuada auxilia na preparação de toda a equipe para lidar com situações envolvendo os pais e os alunos e os modos diferentes de pensar, assim como contribui para a atualização do ensino conforme as demandas dos estudantes e da sociedade.
Além de buscar o desenvolvimento constante por meio da formação continuada, também é fundamental manter-se em dia com as novidades e tendências do cenário educacional. Pensando nisso, preparamos um material com dicas práticas para você entender melhor como este profissional pode se manter atualizado:
A sua escola desenvolve projetos voltados para a formação continuada? Comente!