Por Amanda Viegas
8 de fev de 2021 Escola
A escola é um ambiente bastante diversificado com alunos que apresentam mais aptidão ou dificuldade para certa disciplina. Dessa maneira, cabe a cada instituição de ensino buscar as melhores estratégias para desenvolver os alunos de forma a reduzir os seus pontos de fracos e otimizar os pontos fortes.
Neste artigo, vamos mostrar que a partir de avaliações diagnósticas é possível superar as dificuldades e incentivar as forças dos estudantes. Dessa maneira, respeitando as necessidades de cada um, em sua realidade e tempo.
O material “Guia para desenvolver alunos” é um sucesso na par. Pensando nisso, resolvemos trazer este artigo para apresentar os principais temas explorados no e-book. Confira!
Até algum tempo atrás, o processo de ensino-aprendizagem era voltado para o docente, que ministrava as aulas e com os alunos que escutavam. Contudo, muitas transformações sociais vêm ocorrendo e não é diferente no ambiente escolar. Cada vez mais se fala das competências e habilidades do século XXI, do ensino integral e do protagonismo do estudante. Isso mostra a importância de a escola se preocupar com as particularidades de cada aluno, para assim, apoiá-lo em sua jornada de conhecimento.
Pessoas diferentes precisam ser tratados de maneiras diferentes para que seja viabilizado um melhor desenvolvimento. Para que isso seja possível no ambiente escolar, é preciso que se respeite tanto os pontos fortes quanto aqueles que necessitam ser trabalhos de cada discente. Entretanto, surgem-se dúvidas acerca de como realizar isso de uma maneira mais efetiva e que não prejudique, mas sim valorize as necessidades individuais.
Um poderoso instrumento a ser utilizado são as avaliações diagnosticas, já que essas auxiliam a identificar o que foi aprendido ou não pelos estudantes. Mas, afinal, qual a sua importância para o desenvolvimento do aluno? Veja a seguir!
Primeiramente, cabe elucidar qual o objetivo desse tipo de avaliação. As avaliações diagnósticas visam a colocar em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno. Dessa forma, é possível especificar qual é o ponto adequado de entrada em uma sequência da aprendizagem, o que permite determinar o modo de ensino mais adequado.
O ideal é a aplicação de avaliações que utilizem tanto o TCT quanto a TRI em sua correção. A TRI considera todo o padrão de resposta e não cada questão isoladamente. Enquanto a TCT leva em consideração unicamente a porcentagem de acertos. Ou seja, combinar ambos os métodos pode ser uma excelente estratégia para entender mais profundamente as necessidades de cada um. A análise desses dados vai proporcionar um panorama geral.
No caso da avaliação diagnostica indicar uma lacuna de aprendizado, o ideal é que uma intervenção pedagógica seja realizada. Para isso, é necessário verificar qual o tipo de dificuldade o aluno apresenta, pode ser de um conteúdo específico, fundante (base para o entendimento de outros), ou, até mesmo uma habilidade.
“Para que essas dificuldades sejam identificadas com precisão, é importante que as questões das avaliações sejam devidamente categorizadas de acordo com o conteúdo que abordam e com a habilidade que trabalham. Dessa forma, a análise dos resultados de acordo com a correção TCT vai indicar quais tópicos foram mais errados.” - Trecho retirado do material Guia sobre como desenvolver os alunos.
Em um ambiente tão diverso quanto à escola, assim como é muito importante auxiliar os estudantes a superar suas dificuldades, é relevante incentivá-los e reconhecer o seu bom desempenho.
“Os estudantes de maior proficiência também precisam de intervenções específicas para que se sintam sempre instigados a continuar se desenvolvendo cada vez mais e cabe à escola desafiá-los de maneiras diferentes.” - Trecho retirado do material Guia sobre como desenvolver os alunos.
Visando a garantir o desenvolvimento e a formação integral dos estudantes, é indispensável que a instituição trabalhe tanto as dificuldades para superar lacunas de aprendizado quanto incentive os alunos. Para que isso seja possível, a escola deve identificar quais são os pontos fortes e fracos dos estudantes, o que pode ser realizado por meio da aplicação de avaliações diagnosticas e por meio de intervenções pedagógicas.
Ao longo desse artigo, mostramos alguns dos pontos essenciais para desenvolver os alunos. Contudo, preparamos o material guia completo sobre a temática. Baixe-o gratuitamente: