Por Nicolle Abreu
21 de set de 2020 Escola
O Novo Ensino Médio vem como resposta aos problemas apresentados pelo segmento, marcado por uma alta taxa de evasão escolar, desengajamento dos estudantes e falta de personalização do ensino, que resultaram na etapa da Educação Básica com menor taxa de aproveitamento e rendimento. Sendo assim, em 2018 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio. O documento normativo visa a nortear a elaboração dos currículos escolares.
Para o Novo Ensino Médio é previsto a divisão em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB), onde o currículo é comum a todos os alunos e alunas, e os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo. Sendo a grande novidade do segmento, os Itinerários ainda são motivos de dúvida para muitos educadores e gestores. Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais pontos sobre eles. Confira!
Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio e correspondente a pelo menos 1.200 horas totais. Eles possibilitam a contextualização do que é ensinado em relação à realidade da instituição e permite que os estudantes se aprofundem nas áreas que os interessam mais. Assim, eles funcionarão como uma espécie de trilha a ser traçada durante os anos finais da Educação Básica.
A oferta dos Itinerários Formativos fica a cargo da escola. Desse modo, a instituição deve analisar sua realidade e estrutura e, assim, definir quais Itinerários ofertará. O importante é lembrar que os alunos precisam escolher qual trilha melhor se encaixa em seus objetivos acadêmicos. Assim, é importante que a escola ofereça Itinerários diversos.
Sabendo que pessoas distintas possuem vidas e destinos distintos, os Itinerários Formativos são uma forma de personalização dos estudos para que se adequem às mais diversas realidades e objetivos. Fica definido que a escolha por qual trilha seguir durante o Ensino Médio está a cargo dos alunos. Contudo, estamos falando de pessoas muito jovens e por isso precisam de orientação para fazer suas escolhas. Essa orientação se dá a partir da construção do Projeto de Vida dos estudantes.
O Projeto de Vida trata da definição dos objetivos da vida acadêmica, profissional, pessoal e cidadã do aluno. Esse Projeto precisa ser definido com o acompanhamento de um profissional cujo trabalho será específico para essa atividade. O orientador vocacional é a pessoa mais indicada para realizar esse trabalho, e por isso é importante que o acúmulo de função com que esses profissionais têm que lidar diariamente sejam resolvidos.
Os Itinerários Formativos devem ser pensados em cima de quatro Eixos Estruturantes. Esses eixos são responsáveis por integrar as possíveis combinações dos Itinerários Formativos e buscam promover uma conexão entre as experiências educativas com a realidade moderna na qual os alunos estão inseridos. Os Itinerários devem passar por pelo menos um dos eixos:
Existem três tipos de Itinerários Formativos e cabe a escola definir qual ou quais ofertará:
Esses itinerários ampliam e aprofundam aprendizagem em determinada área do conhecimento, aplicando em diversos contextos.
Itinerários que preparam para o contexto do mercado de trabalho, por meio de qualificação profissional, formações experimentais e habilitação profissional técnica de nível médio.
Itinerários que combinam mais de uma área do conhecimento, ainda podem ser complementados com o desenvolvimento de uma formação técnica e profissional.
Para elaborar os Itinerários que serão ofertados e como a instituição pode apoiar e instruir os estudantes nessa escolha:
O Novo Ensino Médio procura agregar mais significado ao processo de ensino-aprendizagem. Sua elaboração contou com o apoio e consultoria de diversos profissionais e a BNCC do Ensino Médio e relaciona as competências e habilidades esperadas para o segmento. Pensando nos desafios da implementação e compreensão dessas mudanças, preparamos um infográfico gratuito sobre os Itinerários Formativos e a BNCC do Ensino Médio. Baixe já!