Por Amanda Viegas
13 de jul de 2018 Bem-estar do professor
O exercício da profissão de professor e seus desafios são extremamente exigentes e envolvem muita responsabilidade. Esse profissional tem como maior objetivo a formação de seres humanos críticos e aptos a iniciar na jornada profissional e a conviver em sociedade. Dessa maneira, existe a necessidade de um perfil bastante peculiar do professor, que deve representar uma figura ao mesmo tempo paciente, criativa, empática e instigadora.
Mas quais os desafios enfrentados pelos professores que os induzem a aprimorar essas características diariamente? O que fazer para superar esses desafios?
Este artigo retrata as principais dificuldades encontradas no dia a dia dos professores as melhores práticas para superá-los. Continue a ler saiba mais sobre o assunto!
Recebendo, em geral, um baixo salário, somado à desvalorização da carreira, os professores procuram por estratégias que visam a manter a qualidade de vida. Assim, muitos preferem aumentar seus turnos de trabalho ou assumir funções extras (como coordenação e outros cargos administrativos), o que leva a uma maiordificuldade do professor em conciliar suas atividades pessoais e profissionais,influenciando negativamente o cotidiano da sala de aula.
Nesse contexto, buscar formas de melhorar a gestão do tempo é essencial para que o professor não tenha que abrir mão da sua qualidade de vida e equilíbrio.
O professor deve lidar com alunos de variados estilos: desinteressados, desmotivados, despreocupados, irresponsáveis, tímidos, distraídos, impacientes etc. Deve, contudo, saber instigar a curiosidade de cada um deles ao longo de toda sua trajetória profissional e motivá-los, respeitando as particularidades de cada um, para que suas turmas tenham maior engajamento na realização de atividades e maior participação durante as aulas.
De forma a ser um bom guia na busca pelo conhecimento, o professor deve saber identificar, compreender e auxiliar seus alunos em relação às suas dificuldades, pois elas representam grandes desmotivadores e contribuem para o baixo rendimento escolar. Assim, saber exatamente onde os alunos estão com problemas, facilita no direcionamento e na realização de intervenções pedagógicas e, consequentemente, no aprimoramento do processo pedagógico.
Cada aluno é único e apresenta competências e dificuldades específicas. O educador também deve lecionar os conteúdos a serem passados por meio de atividades variadas, atendendo às necessidades de todos.
Pensando além do desenvolvimento cognitivo dos alunos, também é fundamental que o professor proponha atividades para trabalhar as competências socioemocionaisem sala de aula. Essas competências são tão importantes que inclusive são previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que defende a formação integral do aluno.
O uso do celular em sala de aula é um assunto bem recorrente e merece bastante atenção. O uso pedagógico de aparelhos eletrônicos pode contribuir de maneira efetiva para a motivação e aprendizagem dos alunos e também é mencionado no documento da BNCC. O maior desafio nesse contexto é fazer com que os professores aprendam a administrar essa tecnologia de maneira mais assertiva.
Como foi visto, os professores possuem diversos desafios no dia a dia. Nesse contexto, a formação continuada se mostra como um grande aliado para superá-los, uma vez que consiste em um instrumento em constante atualização e desenvolvimento das práticas pedagógicas.
Quer saber mais sobre a importância da formação continuada e como ela se relaciona com o planejamento escolar?
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