Por Betina Ribeiro
16 de set de 2019 Livro didático
A história de nossa educação atual tem suas raízes na Grécia Antiga. Os gregos foram os primeiros a questionar os métodos educacionais e filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles começaram a desenvolver conceitos educacionais de que o conhecimento se trata do resultado de muitos saberes.
O conceito grego aretê surgiu com a ideia de formação integral dos guerreiros gregos e, mais tarde, se tornou um importante elemento para a criação dos jovens gregos em uma educação integral. Valores como força e virtude eram trabalhados com os jovens meninos da mesma maneira que uma instituição de ensino trabalha a interdisciplinaridade.
Atualmente, a interdisciplinaridade está muito ligada aos trabalhos com o livro didático em sala de aula. Pensando nisso, preparamos este artigo para contextualizar e auxiliar a construção de atividades interdisciplinares tendo o livro didático como aliado. Confira!
O processo de ensino-aprendizagem é constituído por diversos atores a partir da construção do conhecimento. Sendo assim, a interdisciplinaridade surge como uma maneira de ampliar os conhecimentos, potencializar e modernizar os aprendizados de sala de aula. Entende-se que, se a realidade dos alunos é ampla e complexa, um ensino fragmentado e que não se relaciona com o seu dia a dia será pouco eficaz.
Todo o trabalho interdisciplinar se baseia na ideia de várias ciências contribuindo para o estudo de temas específicos e o desenvolvimento de atividades significativas no ambiente escolar. Para isso, o livro didático pode favorecer o trabalho interdisciplinar, desde que esse seja um material que possua atividades específicas para essa finalidade. Dessa forma, o professor não precisa atarefar mais sua rotina preparando atividades que visem esse fim.
Em um mundo cada vez mais globalizado, buscar a inclusão de novos conhecimentos na educação é uma parte do caminho em busca da formação de jovens cidadãos voltados para o mundo. A interdisciplinaridade garante interação entre os alunos, seja entre eles ou com o professor. Além disso, o trabalho interdisciplinar permite a experiência e o convívio grupal.
A partir disso, é preciso repensar a metodologia que envolve essas atividades para promover a união escolar no objetivo comum de formação. A interdisciplinaridade é uma forma de possibilitar diferentes de olhar sobre um mesmo fato. A abordagem de um tema sobre diferentes perspectivas é uma maneira de modernizar os processos de aprendizagem.
Uma das dificuldades que podem surgir na elaboração dos trabalhos interdisciplinares é a divergência de ideias entre professores. Ainda assim, o aluno pode se beneficiar dessa multiplicidade de ideias já que isso contribui para o desenvolvimento do senso crítico dos jovens.
Possuir professores com visões distintas pode ser um atrativo para os jovens, já que possibilita opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Além disso, quando o aluno relaciona os assuntos de cada disciplina, a compreensão dos conteúdos é simplificada. Até mesmo a afinidade que o aluno tem com o professor pode auxiliar nessa compreensão.
O conceito de interdisciplinaridade é conhecido pelos educadores e aplicado em sala há décadas. Entretanto, essa aplicabilidade pode não ser tão simples. Basicamente, a interdisciplinaridade é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos, tornando as práticas pedagógicas mais interessantes.
O conteúdo do projeto interdisciplinar pode fazer parte de atividades que proporcionam a união entre professores de diferentes componentes curriculares ou até mesmo o trabalho de apenas um educador que relaciona os conteúdos. Relacionar uma disciplina com outra, ou requisitar pesquisas em conjunto com outros professores, pode ser um tipo de abordagem para esses projetos.
A interdisciplinaridade se faz cada vez mais importante no ambiente escolar, já que o mundo demanda uma formação integral dos estudantes, formando cidadãos capazes de enfrentar os problemas complexos da realidade.
O livro didático é o principal instrumento utilizado nas escolas do Brasil. Por isso, é importante que ele contenha propostas e atividades que dialoguem com as necessidades da educação brasileira. Preparamos um material sobre o impacto do livro didático no processo pedagógico. Confira:
Como sua escola trabalha projetos interdisciplinares? Comente!