Por Amanda Viegas
26 de jan de 2021 par
A Parágrafo 3ª edição é a nova versão da revista da par Plataforma Educacional. A par é voltada para as escolas que utilizam de livros didáticos e querem complementar o seu trabalho por meio de soluções para melhorar a qualidade do ensino. A Plataforma Educacional tem como principal meta contribuir para otimizar os resultados das instituições parceiras, assim como o desempenho dos alunos.
Anualmente, desde 2018 a par lança a Revista Parágrafo que conta com matérias exclusivas sobre as temáticas mais pertinentes do cenário educacional. Preparamos este artigo com intuito de apresentar a terceira edição da revista. Boa leitura!
A 3ª edição da revista foi lançada em novembro de 2020. Após meses de desafios ocasionados pela repercussão da COVID-19 em todo o mundo, muitas transformações já vêm sendo percebidas. Com as portas das escolas fechadas e com o isolamento social, as instituições tiveram que se reinventar do dia para a noite. O maior impasse foi descobrir como dar continuidade ao ensino apesar das barreiras físicas. E, qual foi a solução? A tecnologia.
Há algum tempo a questão das ferramentas digitais como aliada no processo de ensino-aprendizagem vem sendo pauta. No contexto em que todos estão inseridos, a tecnologia foi a responsável por possibilitar que o ensino continuasse a acontecer.
Dito isso, essa edição da Parágrafo possui um enfoque nessa temática. Isso é apresentado ao escolhermos como matéria de capa: “A escola do futuro hoje”. Essa abordagem possibilita entender de que maneira as novas práticas pedagógicas e metodologias de ensino contribuem para o protagonismo do estudante aliado às transformações mundiais. Veja isso e muito mais na Parágrafo!
Essa edição se inicia com um depoimento da Daniella Villela, Diretora da par:
“A conectividade ganhou mais força, e ferramentas que antes apoiavam o ensino passaram a ser instrumentos indispensáveis no processo de aprendizagem.” - Daniella Villela
A seguir, confira algumas matérias dessa edição.
Escrito por Cecilia Lacerda, o texto mostra quais são os principais pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, apresenta uma reflexão sobre como a formação integral e o desenvolvimento de competências demonstram novas oportunidades para a jornada de aprendizagem do aluno.
“O docente terá de romper com o modelo da sua própria formação, porque foi educado de forma fragmentada e agora é induzido a pensar de forma interdisciplinar.” - Cecilia Lacerda
É fato que após todas as transformações que ocorreram devido ao coronavírus, o mundo e a educação não serão os mesmos. Nessa reportagem é abordado de que forma esse cenário veio acelerar as mudanças no presente e futuro das práticas pedagógicas. Esse processo está interligado com o ensino híbrido - que combina o presencial e o digital - e qual é o papel da escola.
“Nunca antes no Brasil tivemos uma oportunidade como esta, de promover uma transformação educacional que comece pela própria escola.” - Guiomar Namo de Mello
O maior desafio das escolas atualmente é descobrir como preparar para além do acadêmico, instruindo os alunos para a vida. Isso é feito ao potencializar o protagonismo dos discentes para otimizar os seus aprendizados. As habilidades comportamentais acabam sendo mais relevantes que as competências técnicas.
“O aluno do futuro deve ser preparado para a vida, não para o vestibular.” - Dudu Obregon
O Ensino Médio está em constante transformação. Contudo, não é apenas romper com as barreiras de um sistema disciplinar de conteúdos fragmentados e passar para um modelo no qual as disciplinas e áreas de conhecimento dialogam entre si. Na verdade, essas mudanças no segmento apresentam uma grande necessidade de rever as práticas com foco na interdisciplinaridade.
A questão principal da reportagem é mostrar como conciliar o desenvolvimento de competências, com o protagonismo dos alunos e a interdisciplinaridade. O maior desafio se torna, então, estar alinhado às diretrizes da BNCC com um foco no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“Este é o momento mais que oportuno para proporcionar ao estudante autonomia, experiências e interações, e criar a conexão da sala de aula com o mundo.” - Maria Elba Soares
A abordagem da matéria é apresentar o ensino socioemocional para além do ambiente escolar. Ainda mais que uma construção da personalidade ética do estudante vem se destacando não apenas no contexto da atividade curricular. A sociedade vive um momento de transformação de valores.
Para isso, convidamos a Telma Vinha para discorrer acerca do desafio de aproximar esse contexto da formação integral do discente. É mostrado como a expressão “conectar a sala de aula com o mundo” nunca foi tão oportuna e urgente.
“Empatia implica compreender a perspectiva do outro e considerá-la válida, mesmo quando difere da nossa. Para sentirmos empatia, temos de respeitar.” - Telma Vinha
Ao longo deste texto apresentamos a 3ª edição da Parágrafo, suas principais reportagens e matérias. Além disso, há diversas outras pautas e temáticas na revista que podem auxiliar na implementação de novas práticas pedagógicas e para a construção da escola do futuro HOJE. Para acessar a Parágrafo, basta baixá-la gratuitamente a seguir: