Os 3 principais problemas e consequências do bullying | par
  • Home
  • CGE
  • par Learning Book
  • Soluções
  • Blog
  • Cases
  • Contato
  • Fale com um especialista

    • Home
    • CGE
    • par Learning Book
    • Soluções
    • Blog
    • Cases
    • Contato
    • Fale com um especialista

    Os 3 principais problemas e consequências do bullying

    Home > Blog > Bem-estar do aluno > Os 3 principais problemas e consequências do bullying

    Por Amanda Viegas

    10 de out de 2018 Bem-estar do aluno

    COMPARTILHE:Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    As consequências do bullying podem ser prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Além de afetar o contexto educacional, o bullying pode prejudicar o desempenho dos alunos e causar danos psicológicos e físicos.

    As agressões verbais, por exemplo, estão cada vez mais presentes nesse contexto, gerando necessidade de observação maior por parte da equipe escolar, o que é um desafio para os gestores e os professores.

    Neste artigo, separamos algumas dicas para lidar com esse problema e fazer com que toda a equipe escolar faça parte do processo. Confira!


    O que é o bullying?

    O bullying é a prática de ações e comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos contra uma pessoa. Ele envolve agressões verbais, físicas, materiais, psicológicas, sexuais e virtuais. Além disso, pode surgir de diversas maneiras e influenciar os meios em que a pessoa está inserida: casa, escola, trabalho, ambiente de lazer, etc.

    Geralmente, a vítima de bullying tem alguma característica que a diferencia dos demais, tornando-a vulnerável à agressão. Alunos com notas altas, por exemplo, podem sofrer perseguição de outros colegas que apresentam desempenho menor.

    Por sua vez, um aluno com condição financeira inferior aos demais membros da turma pode ser alvo de ofensas ou piadas, por exemplo. Tudo depende do contexto em que os jovens estão inseridos e da formação pessoal de cada um.

    Essa agressividade nas escolas pode gerar muitos problemas para os alunos e para a instituição. As consequências do bullying causam prejuízos ao desenvolvimento do estudante e à sua autoconfiança durante toda a vida. Conheça a seguir os principais problemas e consequências do bullying:

    1. Agressividade no ambiente escolar

    A agressão, seja ela física ou psicológica, gera um ambiente de angústia e medo na escola. Os professores começam a ter mais dificuldade para obter a atenção dos alunos, o que pode prejudicar o desenvolvimento das aulas.

    O grande problema é que nem sempre o professor consegue identificar quando o bullying acontece. Sendo assim, fica difícil tomar alguma atitude sobre o assunto.  

    O aluno que sofre bullying perde a vontade de ir à escola e não consegue se concentrar nos conteúdos expostos. Os demais estudantes podem apresentar sintomas de estresse e insegurança, o que dificulta ainda mais a atuação do professor em sala de aula. Isso demanda paciência e proatividade para identificar quais são as causas da agressão e tomar atitudes a esse respeito.

    2. Conflitos nas aulas

    Há algumas situações em que os episódios de bullying ocorrem e isso, muitas vezes, pode gerar interrupções em sala de aula. O professor tem dificuldade de expor os assuntos, argumentar com a turma e promover um ambiente propício para o aprendizado. Portanto, o educador precisa resolver tal impasse.

    Para lidar com a situação é muito importante que o educador converse com alguns membros da turma para compreender o que está acontecendo e desenvolver atividades educativas para prevenir novas ocorrências de bullying. O causador da agressão também precisa ser punido para compreender a gravidade da situação.

    Para a vítima, as agressões prolongadas podem gerar transtornos graves. Logo, os profissionais de educação e os responsáveis precisam ficar atentos às demonstrações dos jovens para identificar os casos graves e aconselhar as famílias a procurar um tratamento psicológico.

    A gestão escolar pode convidar um psicólogo para alguns encontros com os estudantes e trabalhar temas em sala de aula sobre violência e a necessidade de incentivar o convívio saudável entre todos. Também podem ser realizados teatros sobre a prática, estudos de casos, distribuição de cartazes e flyers e uso de jogos para abordar o assunto de forma mais clara.

    3. Dificuldade para a escola identificar os casos

    O bullying ocorre em diversos locais do mundo, independentemente das características culturais ou econômicas de cada região. O ambiente escolar sofre uma influência negativa com esses casos, pois o espaço se torna hostil e a violência toma conta das aulas e das áreas de lazer. Em algumas situações, a agressão pode ocupar muito o tempo da equipe educacional e desviar a instituição do seu foco, que é ensinar.

    Por isso, os pais e os educadores precisam prestar atenção ao comportamento dos jovens para identificar possíveis ocorrências de agressão. Na escola, por exemplo, os professores podem perceber que uma criança sofre bullying se ela fica isolada de grupos no recreio ou se está sempre perto de adultos que possam protegê-la.

    A escola passa a ter dificuldade para garantir a integridade e o bem-estar dos estudantes. Os professores não conseguem transmitir todos os conteúdos das disciplinas e o aprendizado da turma é prejudicado. Caso não tome uma atitude em relação ao bullying, a instituição pode ser responsabilizada judicialmente mediante o pagamento de indenizações ou de sessões de terapia para o aluno prejudicado pela agressão.

    Conclusão

    Pequenas ações podem mudar o contexto escolar e evitar as principais consequências do bullying. A escola deve valorizar a formação integral e criar um ambiente para fortalecer o convívio entre as pessoas e, para isso, precisa trabalhar os aspectos emocionais dos alunos e promover o autoconhecimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) valoriza muito o desenvolvimento das competências socioemocionais e a autogestão.

    É muito importante compreender que o aspecto emocional influencia no aprendizado do aluno. O professor, cada vez mais, passa a exercer um papel de mediador do conhecimento e influenciador em sala de aula. O contato direto e a integração com os estudantes contribuem para fortalecer a confiança dos jovens na escola.

    A escola pode utilizar ferramentas para favorecer a comunicação entre alunos e professores com o intuito de facilitar o envio de sugestões ou notificações sobre problemas no ambiente escolar. Assim, o diálogo se torna mais efetivo e transparente e a instituição consegue promover mudanças para evitar casos de agressões.

    Além disso, é muito importante envolver os pais no processo de ensino e buscar o apoio deles para criar um ambiente de tranquilidade e respeito na instituição. O bom relacionamento com os pais e responsáveis é fundamental para manter a qualidade de ensino.

    De qualquer forma, é fundamental que a escola se preocupe em desenvolver programas para um desenvolvimento dos alunos que vai além do puramente cognitivo. Afinal, o trabalho das competências socioemocionais pode contribuir muito no combate ao bullying. Quer ler mais sobre o que são as competências socioemocionais, como elas podem ser trabalhadas e como são previstas pela BNCC? Baixe o e-book gratuito:

    os-3-principais-problemas-e-consequencias-do-bullying-cta

    Este artigo foi útil para você? O que sua escola faz para ajudar seus alunos que apresentam problemas com o bullying? Compartilhe conosco pelos comentários abaixo!

    COMPARTILHE:Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    Leia Também:

    Como aproveitar o uso do celular em sala de aula?
    O acesso à comunicação e à tecnologia evoluíram muito: atualmente...
    3 problemas que atrapalham os seus alunos a aprender mais e como ajudá-los
    O bom desempenho dos alunos em sala de aula não...

    Conteúdos relacionados

    Guia para desenvolver alunos: Incentivando forças e superando dificuldades Baixar
    Competências socioemocionais na BNCC Baixar

    Não perca nenhum post

    Receba novos posts na sua caixa de e-mail.

      • Home
      • CGE
      • Blog
      • Soluções
      • Materiais Educativos
      • Cases
      • Contato
      • Fale com um especialista
        Portal para escolas par >

      Fale com um
      especialista

      Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.

        Aceito receber um contato do especialista da par por Whatsapp