Quando o mundo para, outros mundos nascem | par

Quando o mundo para, outros mundos nascem

Por Amanda Viegas

7 de abr de 2020 Tecnologia da Educação

Quando o mundo para, outros mundos nascem. O atual cenário mundial diante da pandemia do COVID-19 é uma fase desafiante para a humanidade como um todo. Contudo, a par demonstra o seu apoio a todos e enfatiza que, trabalhando juntos, conseguiremos passar por todas as dificuldades e impasses.

Em relação ao cenário educacional, as instituições de ensino precisarão inovar e buscar medidas para contornar toda a situação. Reconhecemos a delicadeza e a tensão que o atual contexto está gerando nas pessoas. As circunstâncias são extraordinárias devido ao fato de que tais acontecimentos nessa proporção nunca aconteceram antes.

A SOMOS Educação e a par, como parte da organização, assegura a importância da colaboração de todos com o intuito de combater o coronavírus. Como recomendado pelo Ministério da Saúde, evitar aglomerações é uma medida de prevenção à contaminação pela doença. Devido a isso, diversas instituições de ensino por todo o país, suspenderam por tempo indeterminado as suas atividades. Contudo, se mostra uma preocupação por grande parte das escolas como agir e proceder com o semestre letivo neste novo cenário.

A SOMOS está tomando medidas para auxiliar as escolas neste momento. Vale ressaltar que com a contribuição de todos, ao agir como um time, podemos nos fortalecer e enfrentar esse grande problema mundial. Pensando em apoiar todas as instituições de ensino, a SOMOS, juntamente com a Emme Educação e Marketing, produziu um vídeo. Confira a seguir:

A tecnologia como uma aliada no cenário atual

O Plurall é uma plataforma de estudos que utiliza da tecnologia para complementar o uso do livro didático e auxiliar o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A plataforma conta com plantão de estudos online que possibilita que os alunos tirem dúvidas relacionadas ao conteúdo e traz os relatórios pedagógicos das principais dificuldades dos estudantes. Com isso, tanto os coordenadores quanto os docentes podem utilizar da plataforma para detectar quais são os principais conteúdos e disciplinas buscados pelos discentes. Por meio dessas informações, é possível construir as estratégias de ensino e implementar intervenções pedagógicas.

Pensando em como ajudar as escolas a enfrentar as dificuldades atuais, o Plurall foi expandido para atender a todas as marcas da SOMOS. Confira a seguir o depoimento do Mario Ghio, presidente da organização:

Há mais de três anos temos o Plurall que, independentemente da crise, atendia 570 mil alunos das séries finais do fundamental e ensino médio. Das 4 mil escolas parcerias que temos, 3400 já usam o Plurall regularmente. O que estamos fazendo agora é expandir a plataforma para os alunos de séries iniciais do fundamental e educação infantil e também para todas as marcas da SOMOS. Temos bastante segurança de que a plataforma está preparada para encarar esse desafio, pois é robusta e escalável. O Plurall permite que o professor publique a aula que ele quiser, ao vivo ou gravada, e que o aluno use o material didático, tenha acesso a mais de 100 mil questões, games, animações, Literatura, esclareça dúvidas, entre outras. Antes, a média de uso era de 47 minutos por dia, agora, a expectativa é que esse tempo triplique, uma vez que a plataforma passa a ser o principal canal da interação entre aluno e professor.

O Ghio ainda afirma que:

O que já estamos fazendo para todas as escolas é criação de seu ambiente digital e a migração das turmas físicas, com alunos e professores, para esse ambiente. Também disponibilizamos todas as ferramentas de gestão dessa escola digital para os diretores e coordenadores poderem reger o funcionamento de suas escolas digitais. Desde quinta-feira (19), todas as escolas parceiras que cadastraram seus alunos e professores encontram suas turmas já criadas e operacionais para vídeo aulas gravadas. Na terça-feira (24), vamos liberar as ferramentas de aulas ao vivo.

Hangouts!

Outra particularidade será a possibilidade de ministrar aulas online com os estudantes por meio do Google Hangouts, uma parceria que vêm para agregar mais funcionalidades ao Plurall. Dessa forma, mesmo não estando em sala de aula, tanto o educador quanto o aluno podem interagir e dar continuidade ao conteúdo.

Vale relembrar...

Lembrando que a par conta com diversos materiais gratuitos que podem ser bastante úteis neste momento de isolamento social. Esse período pode ser utilizado para agregar conhecimento, estudos e continuar se informando. Além disso, a tecnologia se mostra uma grande aliada para as instituições durante este momento. Pensando nisso, preparamos um KIT com materiais sobre a tecnologia na educação!

Para conferir os demais materiais e conteúdos educativos gratuitos, acesse o link abaixo:

Quando o mundo para, outros mundos nascem


Fale com um
especialista

Converse com um especialista e saiba como a par pode ajudar sua escola a alcançar resultados pedagógicos cada vez melhores.