Por Amanda Viegas
4 de set de 2018 Escola
A rotina gerencial de um colégio começa pelas definições pedagógicas, diretrizes para as salas de aulas e a formatação de um ensino de qualidade. Porém, também é preciso pensar nas estratégias para atrair novos estudantes para a instituição. Nesse processo, como usar o site da escola para captar alunos na campanha de matrículas?
O marketing de um colégio pode ser feito utilizando diversos canais de comunicação, desde os tradicionais – como outdoors, panfletos, jornais institucionais, entre outros –, até os digitais – como publicidade online, mídias sociais, blogs e sites. A escolha do modelo depende da estratégia adotada.
Ainda assim, poucas instituições conseguem aproveitar todo o potencial que um bom site oferece. Mais do que expor os dados básicos da escola, essas plataformas são canais de comunicação poderosos e quando bem utilizados têm grande potencial de divulgação e de relacionamento com o público-alvo.
Ao contrário do que alguns gestores educacionais podem pensar, um site institucional já não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito para quem busca se destacar.
Continue lendo e saiba como usar o site da escola para captar alunos na campanha de matrículas!
Assim como acontece com as aulas, o marketing da escola também exige um planejamento sólido, pautado por metas e objetivos alcançáveis. No entanto, não estabeleça alvos genéricos! Se o objetivo é aumentar o número de matrículas, por exemplo, é importante definir um percentual de crescimento que se deseja alcançar e trabalhar baseando-se nesse número.
A definição dos objetivos irá direcionar todo o trabalho de comunicação. No caso de captação de alunos, é preciso desenvolver conteúdos que atraiam as pessoas, que demonstrem o valor da sua instituição e que mostrem aos jovens, pais e responsáveis que a escola em questão é a melhor opção.
Geralmente, quando a família procura uma nova escola, é comum pedir referências a conhecidos e fazer buscas na internet sobre ela. Ainda que seja difícil controlar a propaganda "boca a boca", é possível fazer um trabalho para melhorar a presença do site da instituição em ferramentas de busca como o Google.
O ideal é trabalhar para colocar o site da escola nas primeiras posições. Para isso, é necessário produzir conteúdo de qualidade, utilizar as palavras-chaves certas no material, otimizar o portal para que cumpra as boas regras exigidas pelos buscadores, dentre outras ações de marketing digital.
Está clara a necessidade de trabalhar um conteúdo de qualidade e voltado para cada um dos públicos visados. Por isso, um site, para ser relevante, precisa oferecer materiais novos, de qualidade e que sejam atualizados com regularidade.
Aposte em notícias do setor, informações pedagógicas, dados que atestem os bons resultados do colégio, informes sobre as atividades extraclasse oferecidas, assim como outros modelos de conteúdo.
Atualmente é comum que as pessoas tenham celular, tablet e notebook e que utilizem todos esses dispositivos para visitar sites e fazer pesquisas. Cada uma dessas telas possui um formato diferente e abre o conteúdo de forma diferente.
Um site responsivo é aquele capaz de se adaptar a todos esses formatos, tornando a experiência do visitante muito mais agradável. Sendo assim, é muito importante configurar o seu site para que ele apareça de maneira adequada em cada dispositivo, para garantir que o visitante não vai abandonar a página porque não conseguiu navegar de forma apropriada.
Para montar uma estratégia de marketing usando o seu site institucional é preciso saber com quem irá dialogar. Entre os principais públicos de uma escola estão os seus alunos – seja os já matriculados em sua instituição ou aqueles que podem vir a participar do seu corpo discente.
Dessa forma, um site que conta com áreas pensadas especialmente para esses jovens consegue captar sua atenção com maior sucesso. As opções são variadas:
Esses são alguns exemplos de como o site pode ser usado para se comunicar com os jovens e ao mesmo tempo criar uma relação mais sólida com eles. Para isso, entretanto, é fundamental ficar atento à linguagem usada e ao desenvolvimento do conteúdo, para que se adequem de fato ao público.
É importante lembrar, porém, que o diálogo não deve ser estabelecido somente com os estudantes. Afinal, os pais ou responsáveis também participam da escolha da escola. Assim, é necessário estabelecer um relacionamento próximo com a família dos alunos, deixando claros os diferenciais da instituição, mostrando preocupação com o bem-estar dos jovens e com um ensino de qualidade.
Considerando-se as famílias dos alunos, é necessário se atentar a dois perfis diferentes. Primeiro, os pais e responsáveis de alunos já matriculados, que precisam perceber a evolução do filho a fim de mantê-los na mesma instituição. Segundo, as famílias que buscam uma nova escola para matricular o jovem.
Adotar uma postura que leva em consideração os diferentes perfis do seu público-alvo leva a melhores resultados em termos de renovação de matrícula e captação de novos alunos. Afinal, dessa maneira todos os públicos que por ventura visitem o site vão se identificar com algum conteúdo ou recurso oferecido, o que ajuda a aumentar o interesse e a despertar a atenção do visitante.
Veja alguns recursos que podem ser explorados no site da escola:
Essas são algumas ideias de como o site pode ser usado para oferecer informações relevantes para os pais e responsáveis, permitindo que eles tenham conhecimento do que acontece na escola, acompanhem a rotina do filho e sejam ativos na comunidade escolar. Existem diversas formas de se explorar um site, que podem ser pensadas e desenvolvidas com um pouco de criatividade.
O site institucional é uma ótima ferramenta que a escola pode explorar para se comunicar com as famílias dos alunos, mas não é a única. Além disso, é importante ressaltar que o contato com os pais não deve se dar somente no momento da matrícula, mas ao longo de todo o ano letivo. Quer saber mais sobre como melhorar o relacionamento entre a escola e a família? Baixe nosso e-book gratuitamente:
Conhece outras maneiras como o site da escola pode ser usado para captar alunos? Deixe o seu comentário abaixo!