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    Veja boas práticas para melhorar a retenção de alunos

    Home > Blog > Gestão Escolar > Veja boas práticas para melhorar a retenção de alunos

    Por Amanda Viegas

    25 de set de 2018 Gestão Escolar

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    Gestores de diferentes escolas têm como uma de suas demandas a busca por boas soluções para melhorar a retenção de alunos. Essa prática ainda não recebe a mesma atenção que é dada à captação de estudantes, erro muito comum das instituições, uma vez que de nada adianta trazer muitos alunos se a escola não conseguir retê-los.

    O ponto positivo é que estratégias adequadas de retenção podem gerar resultados satisfatórios na permanência dos alunos. Para contribuir nesse processo, separamos 6 boas práticas para melhorar a retenção de alunos. Essas sugestões podem ser o início de um trabalho sólido, que deverá ser aperfeiçoado e revisto constantemente.

    Confira!


    1. Comece o trabalho de retenção de alunos desde a captação

    O trabalho de retenção dos alunos inicia-se desde o momento da captação e da matrícula. Ao ingressar em uma instituição de ensino, é natural que o estudante deseje concluir o percurso em questão. Porém, no decorrer dos anos letivos, pelas mais diferentes questões, ele pode optar por encerrar o seu relacionamento com a escola.

    Para evitar que isso ocorra, uma das práticas recomendadas é, já no momento da matrícula, expor com clareza, objetividade e riqueza de detalhes todas as informações referentes ao percurso e à instituição, tais como: infraestrutura, equipe, método de ensino, políticas de pagamento — inclusive com relação aos possíveis reajustes —, entre outros temas pertinentes.

    Ao expor o panorama completo, a ideia é alinhar a expectativa do estudante e dos familiares à realidade da instituição. Isto é, buscar o aluno certo, que terá maior probabilidade de concluir o curso, pois compreendeu as diretrizes internas e se programou de forma adequada para cumprir os seus estudos.

    2. Ofereça soluções para pendências financeiras

    A dificuldade financeira é uma das causas que fazem estudantes romperem seus contratos com a instituição de ensino. Isso ocorre por motivos variados, tais como aumento da mensalidade não condizente ao orçamento familiar ou desemprego.

    Cabe ao gestor estar apto a lidar com essas demandas e buscar soluções que ajudem na retenção de alunos e contribuam para o bom andamento da instituição. Entre algumas práticas, podemos citar:

    • Informar desde a matrícula as informações relacionadas aos pagamentos, expondo de forma clara os prováveis reajustes, taxas e cobranças extras. Isso ajudará na organização financeira da família;
    • Manter uma política de inadimplência escolar clara e objetiva, na qual professores, gestores e demais integrantes da equipe estejam a par das regras e mantenham o mesmo discurso, para não haver discrepância de informações em nenhuma das partes;
    • Tratar as pendências financeiras de forma educada, sem nenhum tipo de exposição do aluno e levando em consideração o seu histórico e também o momento que está vivendo;
    • Sempre que possível, oferecer soluções paliativas, tais como descontos e parcelamentos de dívidas.

    3. Tenha atenção às necessidades dos alunos

    Uma das formas de evitar a evasão escolar é oferecendo aos alunos a oportunidade de se expressar. Os estudantes desejam ser ouvidos e têm preferência por uma escola onde sua voz tem vez.

    Diante disso, você precisa disponibilizar meios para que os alunos possam dar sua opinião e apresentar sugestões, de forma que se sintam efetivamente ouvidos e representados. A comunicação com a instituição de ensino precisa ser encarada pelos discentes como uma via de mão dupla, na qual ambos os lados têm força e representatividade.

    Além de criar um canal de ouvidoria para atender os alunos, é importante que toda a equipe — inspetores, funcionários da biblioteca, professores e direção — estejam engajados na tarefa de dar atenção ao que os alunos desejam falar. Importante ressaltar que é necessário preparo para lidar com questões como bullying e preconceitos de forma acolhedora e respeitosa.

    4. Analise as transferências

    Se determinado aluno decidiu se transferir para outra escola, analisar esse fato pode ser muito proveitoso para promover melhorias dentro da própria instituição.

    Avalie, primeiramente, o porquê da transferência. As respostas já podem ser muito reveladoras para alterar a dinâmica da sua escola. Além disso, busque conhecer o novo local que o estudante escolheu para prosseguir com sua formação:

    • Quais são os diferenciais que podem ter sido decisivos?
    • Qual o preço das mensalidades?
    • Como é a estrutura da escola?
    • Como a grade curricular é organizada?
    • Quais são as estratégias de relacionamento e comunicação usadas?

    Há diversas possibilidades e entendê-las é fundamental para aprimorar a sua atuação como gestor e conseguir promover alterações nos pontos que talvez estejam causando evasão.

    5. Ofereça opções de monitoramento de presença

    Um dos receios dos pais é saber se os seus filhos estão realmente na escola. Por isso, para oferecer mais segurança e a garantia de que os alunos estão nas dependências escolares durante o horário de aula, uma possibilidade é investir em um sistema de monitoramento de presença.

    Atualmente, há diversas alternativas, como acompanhamento pela internet ou mesmo mensagem no celular a cada entrada ou saída da escola. Esse sistema traz mais segurança aos pais e também oferece mais um benefício para manter o seu filho na instituição.

    6. Invista em relacionamento para melhorar a retenção de alunos

    Atualmente, investir em relacionamento é primordial, inclusive para as instituições de ensino. Estamos na era da informação e todos buscam se comunicar a todo o momento. Para fidelizar e evitar a evasão escolar, é importante ter uma boa estratégia de relacionamento.

    Quanto a isso, usar a internet a seu favor é o ponto inicial. Converse com os estudantes por meio das redes sociais, e-mail e, sobretudo, deixe muito claro que há um canal aberto e que interações são bem-vindas.

    Fora do ambiente virtual, ações que promovam a aproximação dos pais, alunos e comunidade, como eventos, feiras e convenções são interessantes para a aproximação com a instituição e o fortalecimento de vínculos.

    Além disso, trabalhar estratégias de relacionamento com os pais é fundamental. Manter um diálogo aberto e disponibilizar informações atualizadas e constantes sobre a instituição traz mais segurança à família.

    O marketing escolar pode contribuir muito na hora de colocar essas ações em prática para aproximar as famílias da instituição. Quer saber melhor como? Preparamos um e-book sobre o assunto:

    veja-boas-praticas-para-melhorar-a-retencao-de-alunos

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